ESTUDO DE CASO SOBRE A REPERCUSSÃO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ: ANÁLISE DO TEMA DESIGUALDADE RACIAL

  • Márcio Kleber Morais Pessoa
  • Manoel Moreira de Sousa Neto

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a repercussão da disciplina de Sociologia em turmas de ensino médio de uma escola pública do interior do Ceará, acerca do tema da Desigualdade racial, por meio de um estudo de caso. Iremos refletir sobre a repercussão das aulas da disciplina com relação à apreensão de habilidades e competências dos alunos em relação ao tema abordado. A metodologia está assentada no estudo de caso com aplicação de questionários com alunos participantes, antes e depois das aulas de sociologia; observações no ambiente escolar; revisão de literatura; e análise documental. Entre os principais resultados, destacamos que os alunos apresentaram respostas críticas ao tema em maior quantidade entre a 1ª e a 2ª fases da pesquisa. Houve relativo êxito na intervenção da disciplina de sociologia em relação à desconstrução do mito da Democracia racial. O contexto da pesquisa também aponta que a disciplina de sociologia é apenas um aspecto da socialização dos alunos, não podendo sozinha desconstruir os discursos ideológicos, os mitos e as pré-noções ligados ao tema.

Referências

BOMENY et al. (Coord.) Tempos modernos, tempos de sociologia: ensino médio: volume único. 2ª ed. – São Paulo: Editora do Brasil, 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF, 2006.

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel. Um raio-x do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n. 22, p. 197-233, 2016.

CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo. O Currículo de Sociologia no Ensino Médio. In: SOUSA, Fernando Ponte de (Org.). Sociologia: conhecimento e ensino. Florianópolis: Editora Em Debate, 2012.

CASTRO, Celso. (Org.) Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CEARÁ. Secretária da Educação. Metodologias de apoio: matrizes curriculares para o ensino médio. Fortaleza: SEDUC, 2009.v.1. Coleção escola aprendente.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

CHOR MAIO, Marcos. O Projeto UNESCO e a Agenda das Ciências Sociais no Brasil dos anos 40 e 50. In: RBCS. v. 14, n. 41, outubro, 1999.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. (o legado da “raça branca”). v. 1. 5 ed. São Paulo: Globo, 2008

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Como trabalhar “raça” em sociologia. In: Educação e pesquisa. São Paulo, v.29, n.1, p. 93-107, jan./jun. 2003.

HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de Sociologia na educação básica. Revista BIB, São Paulo, nº 74, pp. 43-59, 2014.

MEUCCI, Simone; BEZERRA, Rafael Ginane. Sociologia e educação básica: hipóteses sobre a dinâmica de produção de currículo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 87-101, 2014.

MORAES, Amaury César; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: Relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury César (coord.). Sociologia: ensino médio (Coleção explorando o ensino; v.15). Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2010.

OLIVEIRA, Amurabi. O currículo de Sociologia na escola: um campo em construção (e disputa). Espaço do currículo, v.6, n.2, p.355-366, mai./ago. 2013.

RAÇA. Direção: Stephen Hopkins. Produção: Kate Garwood; Stephen Hopkins. Canadá; Alemanha: FORECAST PICTURES, 2016.

RACISMO: Uma História; Parte 2: Impactos fatais. Direção: Paul Tickell. Produção: Sue Davies. Inglaterra: BBC FOUR, 2007.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SANTOS. Mario Bispo dos. Diretrizes Curriculares estaduais para o ensino de sociologia: em busca do mapa comum. In: Percursos. Florianópolis, v.13, n.01, p. 40-59, jan/jun. 2012.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário. Cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

SILVA, Ileizi L. F. Fundamentos e metodologias do ensino de sociologia na educação básica. In: HANDFAS, Anita e OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Orgs). A Sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quatert: Faperj, 2009.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado
2019-08-30