Em tempos de Coronavírus: home office e o trabalho feminino

Resumo

As mulheres geralmente são mais afetadas em momentos de epidemias e pandemias, inclusive no meio acadêmico, como este que estamos vivenciando com a COVID 19. A metodologia desse artigo está baseada na autoetnografia das autoras, todas ligadas à academia por serem professoras, pesquisadoras e estão estudando. As questões orientadoras foram as mobilizações iniciais diante da pandemia e as estratégias utilizadas para a continuidade ou não de uma rotina, especialmente da conciliação do trabalho em home office, vida doméstica e pessoal em tempos de cuidados para a proteção da vida. Destaca-se a condição de privilégios que possibilita interseccionar o trabalho feminino, com a branquitude e o ofício docente. As narrativas mostraram, principalmente, a sobrecarga da mulher na sobreposição do trabalho doméstico e profissional, bem como a fragilização dos limites entre os espaços públicos e privado trazidas pelo trabalho via tecnologias digitais.Palavras-chave:Pandemia; Trabalho feminino; Saúde Mental; Narrativa; Home office

Biografia do Autor

Thiele Costa Muller Castro, UFRGS
Doutoranda e Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS
Carla Garcia Bottega, UERGS
Psicóloga,  doutora e mestre em psicologia social e institucional.  Professora adjunta em saúde coletiva
Priscila Pavan Detoni, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2016); Colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Relações de Gênero e Sexualidade (Nupsex/UFRGS - 2008-2016); Docente na Universidade do Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates) (2013-2019). Possuí estudos e atua nas áreas da Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Psicologia do Trabalho, Psicologia Jurídica. Estuda temáticas que envolvem políticas públicas, direitos humanos, saúde do/a trabalhador/a, corporalidades, interseccionalidades, migrações, relações de gênero e sexualidade, violências intrafamiliares. 
Jaqueline Tittoni, UFRGS
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Realizou estágio de pós-doutorado no master em Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (2005-2006) Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, subjetividade, saúde mental e fotografia.  

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Publicado
2020-12-29
Seção
Dossiê: Trabalho e Educação em tempos de pandemia