REFORMA DO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO REMOTA: O QUE PENSAM OS(AS) ESTUDANTES DO DISTRITO FEDERAL?

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada junto ao projeto de extensão “Acompanhamento e análise do Novo Ensino Médio na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, vinculada ao Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, em 2020. O objetivo do artigo é compreender a percepção dos estudantes do ensino médio da rede pública do Distrito Federal (DF) sobre a Reforma do Ensino Médio e o ensino remoto implementado a partir do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. A metodologia está embasada na aplicação de questionários via Google Forms®com 79 estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do DF. Entre os resultados da pesquisa, destacam-se: a) a percepção dos respondentes de que o novo currículo é mais atrativo ao diversificar a oferta de ensino; b) a dificuldade de aprendizagem dos(as) estudantes no que se refere ao ensino remoto; e c) a indefinição pela escolha do Itinerário Formativo na parte diversificada do novo currículo. Palavras-chave:Reforma do Ensino Médio; Ensino Remoto; Currículo

Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade de Brasília
Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Coordena o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (SOL/UnB).
Doralice Pereira de Assis, Universidade de Brasília
Graduanda em Sociologia pela Universidade de Brasília. Integra o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (SOL/UnB).
Lucas Sales de Figueredo, Universidade de Brasília
Graduando em Sociologia pela Universidade de Brasília. Integra o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (SOL/UnB).
Guilherme Henrique Cruz Quevedo, Universidade de Brasília
Graduando em Sociologia pela Universidade de Brasília, integra o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (SOL/UnB).

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Publicado
2020-12-29
Seção
Dossiê: Trabalho e Educação em tempos de pandemia