Manaus, a metrópole da “Amazônia”: uma versão pouco conhecida sobre a urbanização do norte brasileiro

  • Silvia Adriana Lima Corrêa Ufam- Universidade Federal do Amazonas

Resumo

As discussões sobre urbanização são usualmente direcionadas por unívoca perspectiva em que "o rural precede o urbano", assim como estas sugerem que tal mudança tem como marco inicial a industrialização. Entretanto, autores que sustentam nossa argumentação teórica, como Becker (2013), Browder e Godfrey (2006), Oliveira e Schor (2009), demonstram que o processo de urbanização na Amazônia ocorreu de maneira inversa e diferente das demais regiões brasileiras, embora, seja uma versão de urbanização pouco difundida no país, o que permite que a explicação "oficial" e majoritária sobre o processo de urbanização brasileira se imponha sobre esse vazio de informações locais e que passemos a interpretar nossa trajetória por meio de outros caminhos que não foram exatamente os percorridos. Pretende-se neste artigo difundir a versão amazônica de urbanização e demonstrar como os aspectos simbólicos, em conjunto com os aspectos materiais, formam a concretude que atuou ativamente para a estigmatização desta região. É por meio da dinâmica e estrutura das relações de poder que pretende-se explicar a posição subalterna desta região em relação às demais regiões brasileiras consideradas centrais. Propõe-se essa análise tendo como parâmetro o processo ocorrido em uma de suas principais metrópoles: a cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.

Biografia do Autor

Silvia Adriana Lima Corrêa, Ufam- Universidade Federal do Amazonas
Mestre em Sociologia (PPGS/Ufam); Bacharelado em Serviço Social (Ufam). Atualmente é doutoranda do programa de Antropologia Social (PPGAS/UFAM).

Referências

BECKER, Bertha. A urbe Amazônida: a floresta e a cidade. Rio de Janeiro. Garamond, 2013.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. 10.ed. Rio de Janeiro. Ed. Bertrand, 1989.

BROWDER, Jhon; O. A Godfrey , Bryan J. Cidades da floresta: urbanização, desenvolvimento e globalização na Amazônia Brasileira. Manaus. Edua. 2006.

COSTA, Danielle Pereira da; SCHMITT, Jair. A geografia urbana de Manaus: desafios para mobilidade e circulação. 4º Congresso Luso- Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado, Sustentável, 2010, Universidade do Algarve Faro – Portugal.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

_______________. O processo civilizador; uma história dos costumes. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994, v. I.

LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 24, pp. 109 - 123, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74098/77740 . Data de acesso: 08/01/22.

OLIVEIRA, José Aldemir de; SCHOR, Tatiana. Manaus: transformações e permanências, do forte à metrópole regional. In: CASTRO, Edna (org.). Cidades da Floresta. Anablume, 2009.

Publicado
2022-08-31
Seção
Dossiê: Sociedade amazônica: processos, relações e singularidades