Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) publica artigos acadêmicos, resenhas e traduções tanto das tradições analítica quanto continental. RDF também publica Volumes Suplementares sobre temas importantes e dossiês críticos com autores de reconhecido mérito no cenário nacional e internacional.

A revista foi especialmente configurada de modo a permitir e encorajar uma ampla discussão dos artigos publicados dentro do próprio sistema, viabilizando um fórum importante para a troca de ideias e para a compreensão mútua sobre as diferentes tradições filosóficas. O amplo escopo da RDF faz com que ela se torne uma leitura essencial para profissionais de todos os campos da filosofia, para estudantes e para todos aqueles que se interessam por questões filosóficas e o seu desenvolvimento histórico.

A RDF está listada em vários indexadores, diretórios e repositórios (nacionais e internacionais).

Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar trabalhos.

Temas cobertos por esta revista: Filosofia Antiga; Filosofia Medieval; Filosofia Moderna; Filosofia Contemporânea; Filosofia em Geral.

Processo de Avaliação pelos Pares

 Os artigos publicados nos volumes de fluxo contínuo da revista são submetidos a avaliação por pares, baseada em uma triagem inicial (avaliação técnica) realizada pelos editores e sob a avaliação anônima realizada por dois pareceristas anônimos. O prazo para a resposta às submissões é de até 12 meses. Alguns artigos publicados nos Volumes Suplementares da revista não são submetidos a avaliação por pares (uma vez que os autores são convidados pelo editor do volume). Quando uma chamada de trabalhos é realizada para algum Volume Suplementar os artigos são submetidos ao mesmo processo de revisão reservado àqueles que são submetidos aos volumes de fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Dissertatio de Filosofia, na sua versão impressa, foi criada em julho de 1995, respondendo à preocupação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas no que concerne à pesquisa e à produção filosófica.

Depois de 13 anos, a versão impressa está consolidada, tanto em termos de sua periodicidade semestral, quanto à consistência das contribuições dos professores/pesquisadores do Brasil e do exterior, bem como no que se refere à qualidade de seu Conselho Editorial e de seus consultores ad hoc.

Na sua versão on-line, a Revista Dissertatio de Filosofia, agora também vinculada ao Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, procura atender às demandas inerentes às novas tecnologias de informação, ao mesmo tempo em que busca preservar a seriedade acadêmica presente na versão impressa, seriedade que pode ser atestada pelas inúmeras contribuições recebidas de pesquisadores de relevantes instituições do Brasil, da América Latina e da Europa.

A Revista Dissertatio de Filosofia, dentro de sua política editorial, publicará artigos, notas críticas e resenhas, que deverão se pautar por seu ineditismo, originalidade, qualidade e rigor do ponto de vista da argumentação e da análise conceitual.

ISSN 1983-8891