DESAFIOS À SENSIBILIZAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

  • Keberson Bresolin Universidade Federal de Pelotas - Ufpel.
  • Gilberto Starck Universidade Federal de Pelotas - Ufpel. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs. Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos. Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter.
Palavras-chave: Direitos humanos, educação, direito à memória, descolonialidade, sensibilização.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os desafios para a sensibilização aos direitos humanos no Brasil. A pesquisa será realizada através de pesquisa bibliográfica e do método dedutivo. Num primeiro momento, será apresentada brevemente a formação eurocêntrica dos direitos humanos no pós II Guerra Mundial. Em seguida, como o discurso dos direitos humanos chega ao Brasil, no pré-ditadura militar até a promulgação da Constituição de 1988. Por fim, serão apresentados os desafios para a sensibilização dos direitos humanos partindo de três pontos considerados essenciais para que a sensibilização dos direitos humanos seja alcançada em nosso País, a saber: a educação para os direitos humanos, o direito à memória e o discurso descolonial.

Biografia do Autor

Keberson Bresolin, Universidade Federal de Pelotas - Ufpel.
Professor de Filosofia na Universidade Federal de Pelotas - Ufpel. Doutor em Filosofia pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. Mestre em Filosofia pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. Bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Currículo Lattes disponível em <http://lattes.cnpq.br/0453544073578564>
Gilberto Starck, Universidade Federal de Pelotas - Ufpel. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs. Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos. Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter.
Aluno do curso de Licenciatura em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Cursando especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), Especialização em Gestão em Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Especialização em Ensino de Filosofia na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter). Currículo Lattes disponível em <http://lattes.cnpq.br/7479746882212500>.
Publicado
2018-09-20
Seção
Artigos