Entre a normatividade e a descrição: uma discussão sobre naturalismo e não-naturalismo em metaética

  • Matheus de Mesquita Silveira Universidade de Caxias do Sul
  • Luca Nogueira Igansi Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Naturalismo moral, Metaética, Normatividade, Motivação, Valor.

Resumo

Este artigo visa compreender o estado da arte do naturalismo contemporâneo a partir da discussão com posições não naturalistas, em especial as de Moore e Rawls. Parte-se da análise do argumento central destas abordagens no contexto formal da metaética contemporânea, buscando aferir a validade da falácia naturalista no contexto atual, bem como de seus limites na aplicação contra o naturalismo moral. Apresenta-se a discussão entre o naturalismo e o não-naturalismo moral como, respectivamente, estandartes das perspectivas descritivas e prescritivas da moralidade. O objetivo com esta comparação é apresentar algumas posições em metaética a fim de melhor entender a situação contemporânea do debate moral no que tange à naturalização da ética, contrastando teorias da ação e do valor quanto ao tema da motivação e da normatividade morais.

Biografia do Autor

Matheus de Mesquita Silveira, Universidade de Caxias do Sul
Professor do Programa de Pós-Graduação em filosofia da Universidade de Caxias do Sul e pesquisador membro do International Wolf Center.Atua nas áreas de metaética naturalizada, sentimentalismo moral, neuroética, biologia evolutiva, etologia e psicologia experimental.Possui graduação, mestrado e doutorado pela UNISINOS. Realizou intercâmbio sanduíche no mestrado pela Universidad de Buenos Aires e no doutorado pela City University of New York - Graduate Center.
Luca Nogueira Igansi, Universidade Federal de Pelotas
Doutorando em filosofia pela Universidade Federal de Pelotas.Possui graduação pela Universidade Federal de Pelotas e mestrado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com período sanduíche na Universidad de Buenos Aires.
Publicado
2021-02-14
Seção
Artigos