HABERMAS, 90 ANOS: A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E INTERESSE E A ATUALIDADE DA TEORIA CRÍTICA

Palavras-chave: teoria crítica, emancipação, conhecimento e interesse, teoria e prática.

Resumo

O presente ensaio, elaborado para um Festschrift em homenagem aos 90 anos do filósofo alemão Jürgen Habermas, tem por objetivo discutir a atualidade de sua obra a partir de dois textos do autor: Conhecimento e Interesse, e Teoria e Prática. O objetivo, com isso, é compreender de que maneira tais trabalhos são estruturantes para a maneira de pensar do autor, em conformidade com os propósitos de uma teoria crítica que seja ao mesmo tempo teórico-explicativa e crítico-normativa. Para tanto, serão investigados, além dessas obras, textos e fragmentos de comentadores de Habermas. Espera-se como resultado demonstrar a atualidade do pensamento do autor homenageado e, ao mesmo tempo, de sua forma de organizar e explicar problemas teóricos e práticos.

Biografia do Autor

Wilson Levy Braga da Silva Neto, Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Advogado. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutoramento em Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorando em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia e Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Urbanístico e Direito Ambiental. Professor convidado na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal de Goiás, na Escola Paulista da Magistratura e na Escola Paulista de Direito (EPD), nas Faculdades de Campinas (FACAMP) e na Damásio Educacional. Membro do Núcleo de Estudos de Direito Urbanístico da Escola Paulista da Magistratura. Membro efetivo da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo (OABSP), de 2016 a 2019. Associado do GT Filosofia e Direito da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE. Membro do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial de São Paulo. Membro da Comissão do 12º Concurso Público de Provas e Títulos de Outorga de Delegações de Notas e Registros do Estado de São Paulo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil - seção de São Paulo.
Luís Fernando Massonetto, Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Luís Fernando Massonetto é Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, vinculado ao Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário. Obteve o doutorado em direito pela USP em 2006 com tese intitulada "O Direito Financeiro no Capitalismo Contemporâneo: a Emergência de um Novo Padrão Normativo". Atualmente, é coordenador de pesquisa sobre Regulação Indutora no Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove. Além disso, é coordenador do Grupo de Pesquisa "Direito e Regulação do Capitalismo - Escalas do Capital" (USP) e do grupo de Extensão "Laboratório de Direito Urbanístico" (USP). A sua atividade de pesquisa está voltada para os aspectos jurídicos da produção do espaço urbano na América Latina, com ênfase na articulação problemática entre forma urbana e forma jurídica nas cidades contemporâneas. Desde 2015, é sócio de escritório de advocacia que atua na área de novas tecnologias e na interface entre direito, estado e economia.

Referências

BRANDON, R. B. “Para a reconciliação de dois heróis: Habermas e Hegel. Trad. Fernando Costa Mattos”. In. Novos Estudos – CEBRAP, n. 95. São Paulo: março de 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002013000100007&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 de julho de 2019.

FREITAG, B. Dialogando com Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

KANT, I. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? Trad. Luiz Paulo Rouanet. Disponível em: <http://ensinarfilosofia.com.br/__pdfs/e_livors/47.pdf>. Acesso em: 20 de julho de 2019.

MARIN, Inara L.; NOBRE, Marcos. “Uma nova antropologia. Unidade crítica e arranjo interdisciplinar na Dialética do Esclarecimento”. In. Cadernos de Filosofia Alemã, n. 20, jul-dez/2012.

HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Trad. José Nicolau Heck. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

______. “Depois de trinta anos: notas acerca de Conhecimento e Interesse”. In. Problemata – Revista Internacional de Filosofia. v.2, n.1. João Pessoa: UFPB, 2011.

______. Nachdreißig Jahren: Bemerkungen zu Erkenntni sund Interesse. Berlim: Meiner Felix VerlagGmbH, 2008.

______. Teoria e Práxis– Estudos de Filosofia Moral. Trad. Rúrion Soares Melo. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

HORKHEIMER, M. “A presente situação da filosofia social e as tarefas de um instituto de pesquisas sociais (1931)”. Trad. Carlos Eduardo Jordão Machado e Isabel Loureiro. In: Revista Praga – Estudos Marxistas n. 7. São Paulo: Hucitec, 1999.

POSTONE, M. Time, Labour, and Social Domination: A reinterpretation of Marx’s critical theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

Publicado
2020-10-07
Seção
Volumes Suplementares