HABERMAS, 90 ANOS: A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E INTERESSE E A ATUALIDADE DA TEORIA CRÍTICA
Resumo
O presente ensaio, elaborado para um Festschrift em homenagem aos 90 anos do filósofo alemão Jürgen Habermas, tem por objetivo discutir a atualidade de sua obra a partir de dois textos do autor: Conhecimento e Interesse, e Teoria e Prática. O objetivo, com isso, é compreender de que maneira tais trabalhos são estruturantes para a maneira de pensar do autor, em conformidade com os propósitos de uma teoria crítica que seja ao mesmo tempo teórico-explicativa e crítico-normativa. Para tanto, serão investigados, além dessas obras, textos e fragmentos de comentadores de Habermas. Espera-se como resultado demonstrar a atualidade do pensamento do autor homenageado e, ao mesmo tempo, de sua forma de organizar e explicar problemas teóricos e práticos.Referências
BRANDON, R. B. “Para a reconciliação de dois heróis: Habermas e Hegel. Trad. Fernando Costa Mattos”. In. Novos Estudos – CEBRAP, n. 95. São Paulo: março de 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002013000100007&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 de julho de 2019.
FREITAG, B. Dialogando com Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.
KANT, I. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? Trad. Luiz Paulo Rouanet. Disponível em: <http://ensinarfilosofia.com.br/__pdfs/e_livors/47.pdf>. Acesso em: 20 de julho de 2019.
MARIN, Inara L.; NOBRE, Marcos. “Uma nova antropologia. Unidade crítica e arranjo interdisciplinar na Dialética do Esclarecimento”. In. Cadernos de Filosofia Alemã, n. 20, jul-dez/2012.
HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Trad. José Nicolau Heck. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
______. “Depois de trinta anos: notas acerca de Conhecimento e Interesse”. In. Problemata – Revista Internacional de Filosofia. v.2, n.1. João Pessoa: UFPB, 2011.
______. Nachdreißig Jahren: Bemerkungen zu Erkenntni sund Interesse. Berlim: Meiner Felix VerlagGmbH, 2008.
______. Teoria e Práxis– Estudos de Filosofia Moral. Trad. Rúrion Soares Melo. São Paulo: Editora UNESP, 2013.
HORKHEIMER, M. “A presente situação da filosofia social e as tarefas de um instituto de pesquisas sociais (1931)”. Trad. Carlos Eduardo Jordão Machado e Isabel Loureiro. In: Revista Praga – Estudos Marxistas n. 7. São Paulo: Hucitec, 1999.
POSTONE, M. Time, Labour, and Social Domination: A reinterpretation of Marx’s critical theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)