MÚSICA E LINGUAGEM EM ADORNO
Resumo
Trata-se, no presente artigo, de tentar lançar uma nova luz sobre a relação entre música e linguagem a partir dos Escritos musicais de Th. W. Adorno e, em especial, a partir do “Fragmentosobre música e linguagem”, que abre a coletânea Quasi una fantasia (1963). Levando em conta a singularidade da compreensão adorniana acerca do desenvolvimento do moderno material musical, esperamos, ademais, levantar uma hipótese de interpretação aparentemente estranha à cautela crítica de Adorno frente à confluência impensada entre a música e outros regimes artísticos – por ele denominada, na Filosofia da nova música (1949), “pseudomorfose” -, contextualizando, com isso, o tom radical das apreciações condenatórias a esse respeito. Para tanto, iremos igualmente nos valer de suas considerações acerca do assim chamado impressionismo musical e, em particular, de uma canção de Debussy.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
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