AMOR AMICITIAE E AMOR CONCUPISCENTIAE: UM ESTUDO SOBRE AS NOÇÕES DE AMOR, DESEJO E AMIZADE NA SUMA DE TEOLOGIA DE TOMÁS DE AQUINO
Resumo
O artigo trata da distinção entre amor de amizade, ou de benevolência, e amor de concupiscência na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Explicita as relações de semelhança e diferença que a noção de amor mantém com as noções que constituem a distinção, a saber: concupiscência, desejo, amizade e benevolência. Evidencia os fundamentos da teoria do amor de Tomás de Aquino no pensamento de Aristóteles: a concepção física da psicologia que funda a teoria do apetite, a analogia da distinção do amor com a divisão metafísica do ser, as origens éticas dessa distinção na tripla divisão da amizade: útil, agradável e virtuosa. Estuda diferentes usos da distinção do amor em “de amizade” e “de concupiscência”, e investiga a pertinência de atribuir, como pretenderam alguns, uma dupla concepção a essa distinção.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)