EXPRESSIVISMO REALISTA: SOBRE UMA POSSÍVEL CONVERGÊNCIA ENTRE TEORIAS METAÉTICAS
Resumo
O objetivo do presente trabalho é reconstruir e analisar criticamente a proposta defendida por David Copp, em Morality in a Natural World – Selected Essays in Metaethics, de uma teoria metaética chamada “expressivismo realista”. Na primeira parte do trabalho, vou reconstruir os traços mais gerais do pensamento ético de Copp e, mais especificamente, vou apresentar o expressivismo realista como opção metaética. Na segunda, vou avaliar criticamente a possibilidade de compatibilizar o expressivismo com o realismo mostrando que o cognitivismo prático evita os problemas do expressivismo realista e possui inúmeras outras vantagens.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)