“A MELODIA COMO LUZ DA POESIA”: O IMPACTO DE F. NIETZSCHE SOBRE R. M. RILKE
Resumo
Este artigo apresenta a reflexão do poeta alemão R. M. Rilke sobre o princípio musical da poesia, que figura, desde Hölderlin, Novalis e Kleist, Schopenhauer e Nietzsche, entre os tópicos filosóficos importantes para artistas e teóricos da arte. Contextualizamos e comentamos a recepção de O Nascimento da Tragédia pelo poeta Rainer Maria Rilke, que começou a estudar a obra nietzschiana instigado por Lou Andreas-Salomé e apresentamos um texto inédito de Rilke sobre o assunto: “Marginalia em torno de F. Nietzsche”.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)