EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DO CARÁTER E MOTIVAÇÃO MORAL EM PLATÃO
Resumo
Este artigo trata filosofia de Platão especificamente abordando a questão da educação vinculada com a formação do caráter moral que possibilita a motivação para a escolha de ações virtuosa por quem aceitou se submeter ao treinamento dialético buscando autoconhecimento e pensamento crítico. O artigo pretende apresentar como a dialética platônica é uma forma especialmente apropriada para a compreensão da prática conjunta e simultânea de educação, pensamento crítico, ética e política. Para alcançar estes objetivos analisamos partes de um exemplar de cada tipo de diálogo platônico: o Cármides, como diálogo socrático, a República como um diálogo do período intermediário e o Político como um representante dos diálogos lógicos, último grupo dos diálogos platônicos.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)