TRÊS TIPOS DE ARGUMENTO SOFÍSTICO
Resumo
Este artigo procura esclarecer a natureza e a importância de um terceiro tipo de argumento sofístico, nem sempre reconhecido na literatura secundária: o argumento que, embora seja válido e constituído de proposições verdadeiras, produz uma falsa aparência de explicação científica porque apenas parece explicar de acordo com os princípios da coisa. Procuro mostrar como esse argumento pode ser bem caracterizado pelo que Aristóteles diz em Refutações Sofísticas11. Também procuro mostrar que a quadratura do círculo proposta por Brisão pode ser contada como um bom exemplo desse tipo de argumento.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)