REPRESENTANTES DO POVO – UMA MODERNA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO NAS VINDICIAE CONTRA TYRANNOS
Resumo
De forma impressionante, já no século XVI, tão marcado pelo aumento (alguns diriam ‘surgimento’) do absolutismo na Europa, o autor das Vindiciae procura corajosamente mostrar que em todos os reinos bem ordenados, tanto nos antigos como nos contemporâneos (quinhentistas), a existência de representantes do povo é uma constante. Ao apresentar esses representantes, alguns permanentes, outros, extraordinários, quais são as intenções de Mornay? Este artigo procura mostrar que, para o autor das Vindiciae, esses eram os legítimos representantes (dos interesses) do povo. Os exemplos apresentados visavam estabelecer uma importante correlação do que ocorria em outros lugares e épocas em relação ao que o autor pretendia na França quinhentista. De igual forma mostra que o rei não reinava ‘sozinho’, que o poder era (ou devia ser) compartilhado com esses representantes do povo que detinham alguma forma de prestígio, influência e autoridade. E finalmente apresentar aqueles que seriam os representantes do povo na resistência à tirania.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)