NIETZSCHE A PROPOSITO DEL SUPERAMENTO DEL CONFLITTO ETICO TRA AMORE E GIUSTIZIA
Resumo
Nietzsche se ocupa do conflito entre amor e justiça, em particular, nos anos entre Humano, demasiado humano e Assim falava Zaratustra. Suas considerações são caracterizadas pela tentativa de superar esse conflito. O presente artigo busca mostrar como esta superação possuia um significado ético maior no quadro do pensamento de Nietzsche, sobretudo com referência a noções como amor fati e eterno retorno. A conciliação de amor e justiça, nesse sentido, é uma questão não somente de ética do conhecimento, mas de ética em geral: trata-se, conforme a definição de Foucault, de uma concepção “etopoiética” da relação que interliga o indivíduo cognoscente às coisas, ao tempo e a história.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)