POR QUE É RELEVANTE ESTUDAR HOJE A FILOSOFÍA POLÍTICA DE LEO STRAUSS?
Resumo
O objetivo do presente artigo é buscar, através da revalorização da Filosofia Política de Strauss, um panorama mais abrangente da Filosofia Política da Idade Média e seu significado para a Filosofia Política Contemporânea. Se o caminho escolhido por Strauss foi o chamado racionalismo medieval, o eixo de suas reflexões esteve caraterizado pela relação entre Razão e Fé. Strauss foi um autor judeu que jamais esqueceu sua condição, logo, mediante esse eixo orientador, definiu, desde sua juventude, o problema teológico político como a grande preocupação de sua vida científica e acadêmica. Nessa perspectiva, descreverei principalmente a recepção do modelo filosófico e teológico proposto por Maimônides e sua integração no interior do modelo platônico. Deste modo, fica, pois, estabelecida nossa tese central, a saber: O projeto straussiano baseia-se principalmente no modelo elaborado por Moisés Maimônides.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)