Decolonial philosophy and the historical-sociological blindness of the theories of modernity: a new way to Latin-American philosophy

  • Leno Francisco Danner Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Modernidade, cegueira histórico-sociológica, emancipação, colonialismo, filosofia decolonial, auto-limitação.

Resumo

O artigo reflete sobre a filosofia latino-americana enquanto uma práxis decolonial que desvela e supera a cegueira histórico-sociológica das teorias da modernidade, que é caracterizada pela separação entre a cultura europeia e a moderna Realpolitik do colonialismo como momentos não-dependentes e pela reconstrução do processo de constituição da modernidade europeia enquanto um movimento de evolução endógeno, autorreferencial e basicamente interno que, entretanto, assume um sentido, um alcance e um movimento universalistas. Aqui, o papel crítico e emancipatório do paradigma normativo da modernidade somente é possível de ser sustentado por meio da afirmação daquela cegueira histórico-sociológica. Desse modo, a filosofia latino-americana, no momento em que denuncia e desvela a cegueira histórico-sociológica das teorias da modernidade, aponta diretamente para a auto-limitação do paradigma normativo da modernidade enquanto a agenda e a práxis teórico-políticas fundamentais de uma filosofia decolonial, também enquanto condição para a autocorreção da própria modernidade.

Biografia do Autor

Leno Francisco Danner, Universidade Federal de Rondônia
Doutor em Filosofia (PUC-RS). Professor de Filosofia e de Sociologia no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Publicado
2018-09-20
Seção
Artigos