SOBRE A CARACTERÍSTICA UNIVERSAL HISTÓRIA E ELOGIO DA LÍNGUA E CARACTERÍSTICA UNIVERSAL (G. W. LEIBNIZ)
Resumo
O estilo “científico” deste texto leva Gerhardta conjeturar que fosse destinado à publicação nos Acta Eruditorum de Leipzig, o que não aconteceu. O texto foi provavelmente escrito, segundo Couturat, entre 1679-1680, e resume as reflexões do filósofo sobre a característica, às quais Leibniz se dedicou bastante entre os anos de 1677 e 1680. O texto revela a conexão entre o projeto da característica, a enciclopédia e o cálculo lógico, apresentando as grandes linhas do projeto de língua universal e racional. A característica universal aqui proposta deveria ser uma característica numérica: os números são escolhidos por sua função expressiva e porque são os caracteres de uso mais fácil e universal, garantindo a exatidão de um cálculo racional. Vale observar ainda o entusiasmo e o otimismo de Leibniz, neste texto, em relação à realização do projeto da língua racional.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)