Avaliação em Saúde nos serviços de Atenção Primária no Brasil: uma revisão integrativa da literatura

  • Tainá Nicola Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Alisia Helena Weis Pelegrini Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Palavras-chave: Avaliação em saúde, Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde

Resumo

Objetivo: conhecer e sintetizar a produção científica sobre avaliação em saúde nos serviços de Atenção Primária à Saúde no Brasil. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada por meio de buscas nas bases de dados Scielo, Lilacs e Medline, em abril de 2017, utilizando como descritores: Avaliação em Saúde e Atenção Primária à Saúde. Resultados: fizeram parte da pesquisa 13 estudos realizados no Brasil. Foram elaboradas as categorias temáticas: Uso de instrumentos para Avaliação em Saúde e Avaliação do desempenho da Atenção Primária à Saúde. Considerações Finais: a avaliação em saúde é essencial para mensurar o desempenho do sistema de saúde, sendo uma ferramenta condutora de mudanças nos processos de atenção à saúde. O instrumento mais utilizado para avaliar é o PCATool. Destaca-se a Estratégia Saúde da Família como o modelo que apresenta melhores resultados quanto os atributos da APS e o desempenho geral da qualidade da atenção.

Biografia do Autor

Tainá Nicola, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Enfermagem, saúde coletiva, saúde da família.
Alisia Helena Weis Pelegrini, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Enfermagem, saúde coletiva, organização dos serviços de saúde, processo de trabalho, atenção primária à saúde e urgência na atenção primária à saúde.
Publicado
2018-05-14
Como Citar
1.
Nicola T, Weis Pelegrini AH. Avaliação em Saúde nos serviços de Atenção Primária no Brasil: uma revisão integrativa da literatura. J. nurs. health. [Internet]. 14º de maio de 2018 [citado 28º de março de 2024];8(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/11091
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review