Um desafio cotidiano: aprender a conviver com as vozes

  • Andrea Regina Molina Jaekel Bender Centro de Atenção Psicossocial Escola, Associação de Usuários(as) dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE.
  • Diogo Henrique Tavares Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-0961-6421
  • Djeniffer Rodrigues Coradini 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, município de Pelotas-RS.
  • Ivon Fernandes Lopes Universidade Católica de Pelotas – UCPel, Associação de Usuários (as) dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUSSMPE.
  • Izamir Duarte Farias Faculdade Anhanguera de Pelotas.
  • Larissa Dall’ Agnol da Silva Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
  • Priscila Borges Silveira Universidade Federal de Pelotas.
Palavras-chave: Saúde mental, Terapêuticas, Ouvidores de vozes

Resumo

-

Biografia do Autor

Andrea Regina Molina Jaekel Bender, Centro de Atenção Psicossocial Escola, Associação de Usuários(as) dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE.
Agricultora, artesã, ouvidora de voz, desde criança, usuária do Centro de Atenção Psicossocial Escola, há 12 anos, integrante da Associação de Usuários(as) dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUMSSPE. 
Diogo Henrique Tavares, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeiro. Mestre em Ciências. Doutorando em Ciências na Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Djeniffer Rodrigues Coradini, 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, município de Pelotas-RS.
Psicóloga. Servidora pública estadual, cargo de Especialista em Saúde na 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, município de Pelotas-RS. e exerce a Coordenação Regional das Políticas de Equidade em Saúde: Saúde da População Negra, Povos Indígena, População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e Saúde Prisional. O trabalho consiste em apoiar tecnicamente os municípios da Região Sul do RS na implementação e qualificação destas Políticas Públicas.
Ivon Fernandes Lopes, Universidade Católica de Pelotas – UCPel, Associação de Usuários (as) dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUSSMPE.
Acadêmico de Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel, Militante da Luta Antimanicomial, presidente da Associação de Usuários (as) dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUSSMPE.
Izamir Duarte Farias, Faculdade Anhanguera de Pelotas.
Trabalhador da Saúde Mental de Pelotas. Estudante de Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Pelotas. Licenciado em Artes e Habilitado em Música Pela UFPel. Especialista em Educação pela Faculdade de Educação da UFPel. Especialista em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem da UFPel. Mestre e Doutor em Ciências: práticas sociais em enfermagem e saúde pela UFPel.
Larissa Dall’ Agnol da Silva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Terapeuta Ocupacional. Militante da Luta Antimanicomial. Docente da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil.
Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
Camponesa. Ouvidora de vozes. Graduada em Psicologia, Enfermagem. Sanitarista. Mestrado em Educação nas Ciências. Doutorado em Ciências: práticas sociais em enfermagem e saúde. Estudante de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Integra à Associação de Usuários(as) dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas - AUSSMPE e o Coletivo Povaréu Sul. Docente na Escola de Saúde da Faculdade Meridional IMED, Passo Fundo/RS e professora substituta na Faculdade de Enfermagem da UFPel.
Priscila Borges Silveira, Universidade Federal de Pelotas.
Professora de Educação Física. Especialista em Saúde Coletiva: Saúde Mental. Mestranda em Ciências na Universidade Federal de Pelotas. Servidora pública municipal em Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Publicado
2018-09-19
Como Citar
1.
Bender ARMJ, Tavares DH, Coradini DR, Lopes IF, Farias ID, da Silva LDA, Ubessi LD, Silveira PB. Um desafio cotidiano: aprender a conviver com as vozes. J. nurs. health. [Internet]. 19º de setembro de 2018 [citado 27º de abril de 2024];80. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/13854
Seção
Especial/ Special