Para além da alucinação auditiva como sintoma psiquiátrico

Palavras-chave: Alucinações, Percepção auditiva, História, Cultura

Resumo

Objetivo: problematizar a noção biomédica patológica sobre as alucinações auditivas, através de uma contextualização histórica e cultural. Método: revisão integrativa de literatura, com busca nas bases de dados Publicações Médicas (PubMed) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados foram divididos em cinco subtópicos, referentes aos períodos históricos, a uma nova abordagem do fenômeno no campo da saúde e da cultura. Resultados: na Antiguidade, as alucinações eram um meio de comunicação com as divindades e na Idade Média foram relacionadas à espiritualidade. Culturas que não sofreram influência da medicina ocidental possuem outros vieses sobre o fenômeno. Conclusões: outras formas de compreender as alucinações devem ser consideradas, a fim de evitar a medicalização e o aumento do sofrimento, e proporcionar a criação de possibilidades de existência e convivência do próprio sujeito com sua experiência.

Biografia do Autor

Henrique Campagnollo Dávila Fernandes, Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central
Psicólogo (UniCeub - 2013). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (UnB - 2017), com pesquisa sobre o fenômeno da audição de vozes. Especialista em psicologia clínica de base fenomenológico-existencial (IFEN - 2017). Professor do curso de psicologia das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Servidor do Hospital das Forças Armadas (MEdicina do Trabalho/Psicologia).
Valeska Zanello, Universidade de Brasília (UnB)
Psicóloga. Bacharel em Filosofia. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora adjunta 3 do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC), Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Publicado
2018-09-19
Como Citar
1.
Fernandes HCD, Zanello V. Para além da alucinação auditiva como sintoma psiquiátrico. J. nurs. health. [Internet]. 19º de setembro de 2018 [citado 23º de abril de 2024];80. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14042
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review