Redes e mídias sociais: o potencial multiplicador para a ajuda mútua de ouvidores de vozes

Palavras-chave: Ouvidores de vozes, Ajuda mútua, Mídias sociais, Ajuda mútua em ambientes virtuais.

Resumo

Objetivo: compreender de que forma as redes sociais se integram em ofertas de ajuda mútua. Métodos: analisamos como a interação entre pessoas que ouvem vozes e o compartilhamento de suas vivências através do ambiente virtual promove ajuda mútua. Buscamos identificar a existência de uma mudança de perspectiva em relação às abordagens exclusivamente descritivas por parte dos ouvidores, e analisar se estas mídias sociais, ao ampliar a possibilidade de interação, favorecem o processo de ajuda mútua. Para embasar nosso trabalho, recorremos a autores renomados em ajuda mútua, como Romme e Escher, e em redes e mídias sociais, como Franco e Recuero. Resultados: a ajuda mútua através de ambientes virtuais e redes sociais vem ganhando relevância na sociedade atual. Conclusão: as redes sociais possibilitam ajuda mútua em tempo real e permitem que até durante “crise” os ouvidores de vozes possam interagir e obter ajuda para lidar com o fenômeno.

Biografia do Autor

Octávia Cristina Barros, Instituto de Psiquiatria - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutoranda em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ), do Laboratório de Psicopatologia e Subjetividade. Mestrado em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Especialista em Dependência Química e outros Transtornos Compulsivos pela Universidades Estácio de Sá; Especialista em Psicanálise pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Especialista em Gestão da Saúde Pública pela UFF; Especialista em Saúde Mental pelo IPUB/UFRJ; Possui qualificação em Gestores do SUS pela Fiocruz. Desde 1999 atua como psicóloga clínica em consultório privado.  E, desde 2001 trabalha em Saúde Mental, tendo participado dos projetos da implantação de CAPS II E CAPSad da Prefeitura Municipal de Três Rios. Tem experiência na área de Psicologia, atua nos seguintes temas: Clínica, Saúde Mental, Saúde Pública. Atualmente é diretora do CAPSad do município de Três Rios-RJ. Participou da elaboração do projeto de Supervisão para CAPS, selecionado pelo Ministério da Saúde, integrou a Comissão para implantação da UPA24H no município de Três Rios, com elaboração de protocolo de atendimento à crise de usuários de álcool e outras drogas. Participou da elaboração do projeto da UAi (Unidade de Acolhimento Transitório infanto-juvenil), que foi implantada no município de Três Rios-RJ, e tem o objetivo de acolher crianças e adolescentes que se encontram em risco social e pessoal pelo uso prejudicial de crack e outras drogas. Desde 2014 é professora visitante na Universidade Estácio de Sá Juiz de Fora -MG, no Curso de Especialização de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, ministra as seguintes disciplinas: Dimensões do Cuidado em Saúde Mental II – Atenção Psicossocial; A Rede de Atenção Psicossocial e a Intersetorialidade e História da Psiquiatria e da Reforma Psiquiátrica.
Publicado
2018-09-19
Como Citar
1.
Barros OC, Melca FMA, de Serpa Jr. OD. Redes e mídias sociais: o potencial multiplicador para a ajuda mútua de ouvidores de vozes. J. nurs. health. [Internet]. 19º de setembro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];80. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14120
Seção
Artigos Originais/ Original Articles