Formação profissional de nível médio em enfermagem: desafios e estratégias de ensino / Prevention of adverse events related to nasogastric and nasoenteric tube: an integrative review

  • Fabiane Pertille Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Luana Dondé Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
  • Maíra Cássia Borges de Oliveira Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
Palavras-chave: Educação técnica em enfermagem, Aprendizagem, Educação profissionalizante

Resumo

Objetivo: conhecer a produção científica nacional sobre a formação profissional do técnico de enfermagem, quanto as estratégias de ensino. Método: revisão integrativa, de 2000 a 2017, em três bases de dados, consideraram-se critérios de inclusão: trabalhos disponíveis em português; completos e que abordassem a temática escolhida. Após análise emergiram três categorias temáticas Metodologias utilizadas na formação de profissionais de nível técnico em saúde; Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em nível médio; Perspectivas na formação de profissionais de nível médio em Enfermagem. Foram selecionados 23 artigos. Resultados: as estratégias de ensino necessitam de transformações em suas diretrizes, transformando o estudante no centro das atividades, considerando suas necessidades para realização do planejamento da educação. Conclusão: as atividades profissionais do técnico em enfermagem devem ser desenvolvidas com excelência, desde o processo formativo até o cumprimento das ações profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Pertille, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Enfermeira, Mestranda em Biociências e Saúde, Docente do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC
Luana Dondé, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
Enfermeira, graduada pela Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Maíra Cássia Borges de Oliveira, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Pós-graduanda em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade CENSUPEG, Docente da Faculdade de Tecnologia SENAC Chapecó.
Publicado
2020-03-30
Como Citar
1.
Pertille F, Dondé L, Borges de Oliveira MC. Formação profissional de nível médio em enfermagem: desafios e estratégias de ensino / Prevention of adverse events related to nasogastric and nasoenteric tube: an integrative review. J. nurs. health. [Internet]. 30º de março de 2020 [citado 21º de dezembro de 2024];10(5). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14710
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review