Ômega-3 na frequência de micronúcleos em células da mucosa bucal em pacientes obesos / Omega-3 in the frequency of micronuclei in oral mucosa cells in obese patients

Palavras-chave: Ácidos graxos ômega-3, Mucosa bucal, Testes para micronúcleos

Resumo

Objetivo: analisar na produção científica sobre o efeito do ômega-3 na determinação da frequência basal de micronúcleos nas células da mucosa oral em pacientes com obesidade. Método: revisão integrativa de publicações dos últimos 10 anos, realizada de fevereiro a junho de 2017, por meio de Biblioteca Virtual de Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e PubMed Central. Resultados: obteve-se 11 publicações, que de modo geral, tratam da ação do ômega-3 na frequência basal de micronúcleos em células da mucosa oral em pacientes com obesidade e do consumo de ômega-3 como forma de redução da incidência de doenças cardiovasculares e câncer. Conclusões: observou-se à importância do ômega-3 na redução de micronúcleos em células da mucosa oral em pacientes com obesidade, com isso é possível aumentar a eficácia da quimioterapia.

Biografia do Autor

Thyago Francisco Andrade Rameiro, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Nutricionista pelo Centro Universitário Santo Agostinho UNIFSA.
Rômulo Costa Campelo, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP; Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.
Enfermeiro pelo Centro Universitário Santo Agostinho UNIFSA. Residente de Enfermagem em Cardiologia no hospital Dom Heder Câmara pela COREMU - IMIP em Pernambuco.
Nelson Jorge Carvalho Batista, Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA
Orientador do trabalho. Biólogo. Professor do Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA, Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada - ULBRA/RS e Doutor em Biologia Celular Molecular Aplicada à Saúde - ULBRA/RS.
Publicado
2020-06-01
Como Citar
1.
Rameiro TFA, Campelo RC, Batista NJC. Ômega-3 na frequência de micronúcleos em células da mucosa bucal em pacientes obesos / Omega-3 in the frequency of micronuclei in oral mucosa cells in obese patients. J. nurs. health. [Internet]. 1º de junho de 2020 [citado 28º de março de 2024];10(5). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14853