Percepção de professores sobre ações de grupos de (re)conhecimento emocional

  • Jéssica Maria de Auda Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Gimene Cardozo Braga Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Sidnei Teixeira Junior Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Micheli de Jesus Ferreira Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Saúde mental, Criança, Enfermagem, Emoções, Jogos e brinquedos

Resumo

Objetivo: identificar a percepção dos professores a respeito das ações desenvolvidas durante os grupos de (re)conhecimento emocional realizado com estudantes de uma escola de ensino fundamental. Método: trata-se de um estudo qualitativo descritivo. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores, em 2014. Utilizou-se a análise temática, que emergiu duas categorias: “A percepção dos professores sobre os grupos de reconhecimento emocional” e “Aprendizagem dos professores”. Resultados: o grupo de (re)conhecimento emocional proporcionou a mudança do comportamento das crianças dentro da sala de aula e auxiliou na sensibilização dos professores para trabalhar com a identificação das emoções das crianças. Conclusão: a sensibilização dos professores participantes, ampliou os conhecimentos destes, sobre como identificar e trabalhar as emoções e sentimentos apresentados pelas crianças e contribuiu para a promoção de saúde mental infantil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Maria de Auda, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
Enfermeira, formada pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas. Atualmente residente em atençao hospitalar em urgência e emergência no Hospital de Clínicas da UFPR.
Gimene Cardozo Braga, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
Enfermeira.Mestre em Ciências e docente do curso bacharel em enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas.
Sidnei Teixeira Junior, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
Enfermeiro. Mestre e docente do curso bacharel em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas.
Micheli de Jesus Ferreira, Universidade de São Paulo (USP)
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo programa de Doutorado Interunidades da Universidade de São Paulo (USP).
Publicado
2019-10-07
Como Citar
1.
Auda JM de, Braga GC, Junior ST, Ferreira M de J. Percepção de professores sobre ações de grupos de (re)conhecimento emocional. J. nurs. health. [Internet]. 7º de outubro de 2019 [citado 26º de dezembro de 2024];9(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/16400
Seção
Artigos Originais/ Original Articles