Prevenção de eventos adversos relacionados à sonda nasogástrica e nasoenteral: uma revisão integrativa Prevention of adverse events related to nasogastric and nasoenteric tube: an integrative review

Palavras-chave: Segurança do paciente, Terapia nutricional, Nutrição enteral, Enfermagem, Protocolos

Resumo

Objetivo: buscar e avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre quais estratégias foram utilizadas pela equipe de enfermagem na prevenção de eventos adversos relacionados à sonda nasogástrica e nasoenteral. Métodos: revisão integrativa fundamentada na Prática Baseada em Evidência, que avalia e sintetiza os resultados de pesquisas sobre uma temática, percorrendo sete etapas. A amostra foi composta por 16 estudos. Resultados: há medidas referente à adequação da terapia farmacológica, uso de bomba de infusão, avaliação diária do posicionamento, protocolo de boas práticas, padronização de equipamentos e fixação adequada. Conclusões: a prevenção de eventos adversos é um compromisso de toda equipe multidisciplinar, assim como implantação de protocolos de padronização e capacitação que auxilia em ações de qualidade e segurança da administração de dieta enteral.

Biografia do Autor

Amanda Stefani Torquato da Silva, Unoeste senac
Enfermeira Assistencial na Santa Casa de Misericódia de Presidente Prudente.  Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente. Discente da pós graduação  docência do ensino superior na Universidade do Oeste Paulista. Cuidadora em Saúde Da Residência Terapêutica em Presidene Prudente.
Regiane Lima Gasques Pinto, unoeste senac
Enfermeira do setor de qualidade e segurança do paciente, na Santa Casa de Misericódia de Presidente Prudente. Pós Graduada em Qualidade e Segurança do Paciente pelo Senac de Presidente Prudente.
Leandro Rodrigues da Rocha, senac unoeste
Supervisor da Qualidade da Santa Casa de Presidente Prudente,  Mestrando em Enfermagem pela USP Ribeirão Preto,  Especialista em Gestão da Qualidade, Administração Hospitalar e UTI.
Publicado
2020-05-04
Como Citar
1.
da Silva AST, Gasques Pinto RL, da Rocha LR. Prevenção de eventos adversos relacionados à sonda nasogástrica e nasoenteral: uma revisão integrativa Prevention of adverse events related to nasogastric and nasoenteric tube: an integrative review. J. nurs. health. [Internet]. 4º de maio de 2020 [citado 26º de abril de 2024];10(5). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/16947