Detecção precoce da depressão pós-parto na atenção básica / Early detection of postpartum depression in primary health care

Palavras-chave: Depressão, Período pós-parto, Atenção primária à saúde

Resumo

Objetivo: detectar a prevalência de depressão pós-parto e fatores sociodemográficos em puérperas atendidas em uma unidade por equipes de Saúde da Família. Método: estudo observacional descritivo, com abordagem quantitativa. Participaram 92 puérperas atendidas pelas Equipes Saúde da Família do município de Teresina, Piauí. A coleta ocorreu de dezembro 2018 a abril 2019. Aplicou-se um questionário envolvendo variáveis socioeconômicas, junto Escala Edimburgo. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: a prevalência de depressão pós-parto nas puérperas foi 39,13%. Predominaram as puérperas com união estável (36,96%), na faixa etária 18 a 22 anos (44,57%), a maioria declarou cor/raça parda (76,9%) e ocupação do lar (77,17%). Conclusão: a elevada prevalência da Depressão Pós-Parto aponta para a necessidade de provocar mudanças no modelo assistencial destinado à mulher no ciclo gravídico-puerperal, com ênfase na promoção de intervenções que possam minimizar os fatores de risco para este agravo.

Biografia do Autor

Mayara Gonçalves Teixeira, Centro Universitário UNINOVAFAPI
Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI
Cláudia Maria Sousa de Carvalho, Centro Universitário UNINOVAFAPI
Enfermeira. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí. Docente do departamento de Enfermagem e Medicina do Centro Universitario Uninovafapi.
Juliana Macêdo Magalhães, Centro Universitário UNINOVAFAPI.
Enfermeira. Doutora em Engenharia Biomédica pela UNIVAP. Docente do departamento de Enfermagem e Medicina do Centro Universitario UNINOVAFAPI.
Juscélia Maria de Moura Feitosa Veras, Centro Universitário UNINOVAFAPI
Enfermeira. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Docente do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
Fernanda Cláudia Miranda Amorim, Centro Universitário UNINOVAFAPI
Enfermeira. Doutoranda em Engenharia Biomédica pela UNIVAP. Docente do departamento de Enfermagem e Medicina do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
Pabline Kaiane Ferreira Jacobina, Centro Universitário UNINOVAFAPI
Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI
Publicado
2021-05-11
Como Citar
1.
Teixeira MG, Carvalho CMS de, Magalhães JM, Veras JM de MF, Amorim FCM, Jacobina PKF. Detecção precoce da depressão pós-parto na atenção básica / Early detection of postpartum depression in primary health care. J. nurs. health. [Internet]. 11º de maio de 2021 [citado 26º de abril de 2024];11(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/17569
Seção
Artigos Originais/ Original Articles