Vulnerabilidades em saúde na reabilitação cardiovascular: relato de caso a partir de teoria de enfermagem/ Health vulnerabilities in cardiovascular rehabilitation: a case report based on nursing theory

Palavras-chave: Relatos de casos, Vulnerabilidade em saúde, Reabilitação cardíaca, Teoria de enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever as situações de vulnerabilidade em saúde vivenciadas por paciente em reabilitação cardiovascular e os cuidados de enfermagem a partir da Teoria de Enfermagem de Médio Alcance sobre Reabilitação Cardiovascular. Métodos: pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso único, integrado e instrumental, desenvolvido em julho e agosto de 2019, com paciente em pós-operatório de Revascularização do Miocárdio, em Sobral-Ceará, por meio de três encontros: no pós-operatório hospitalar, em domicílio e em consulta de retorno no hospital. Resultados: as situações de vulnerabilidades em saúde identificadas foram aprendizagem deficiente do cuidado, carência de informações sobre a doença, dificuldades financeiras, descontinuidade do tratamento, ausência de lazer, diminuição da autoestima, pensamentos indesejados, transtorno de sono, dentre outros. Conclusão: as situações de vulnerabilidade em saúde envolveram atributos físicos, psicológicos de desempenho de papel e interdependência, sendo um aditivo à teoria, por envolver aspectos que vão além da sistematização da assistência de enfermagem.

Biografia do Autor

Kairo Cardoso da Frota, Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Aluno da Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Keila Maria de Azevedo Ponte
Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da UVA.
Francisco Douglas Canafistula de Souza
Aluno da Graduação em Enfermagem da UVA.
Cananda Kelli Silva Adriano
Aluna da Graduação em Enfermagem da UVA.
Publicado
2020-05-06
Como Citar
1.
Frota KC da, Ponte KM de A, Souza FDC de, Adriano CKS. Vulnerabilidades em saúde na reabilitação cardiovascular: relato de caso a partir de teoria de enfermagem/ Health vulnerabilities in cardiovascular rehabilitation: a case report based on nursing theory. J. nurs. health. [Internet]. 6º de maio de 2020 [citado 27º de abril de 2024];10(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/18014
Seção
Artigos Originais/ Original Articles