Enfermagem brasileira na linha de frente contra o novo Coronavírus: quem cuidará de quem cuida? / Brazilian nursing against the new Coronavirus: who will take care for those who care?

Palavras-chave: Enfermagem, Coronavírus, Cuidados de Enfermagem, Sistemas Públicos de Saúde, Brasil.

Resumo

Objetivo: discutir desafios da Enfermagem Brasileira na linha de frente contra coronavírus. Método: reflexão teórica embasando-se em documentos do Conselho Federal de Enfermagem publicados após 26 de fevereiro de 2020. Também, conduziram-se buscas em bases científicas e do Ministério da Saúde. Resultados: o impacto do coronavírus na saúde dos profissionais da Enfermagem no Brasil ainda é desconhecido. Pelo Observatório criado pelo Conselho Federal de Enfermagem, notificaram-se 30 óbitos pela doença, com 4.604 profissionais afastados do trabalho - até 22 de abril de 2020. Contudo, os números podem ser maiores. Neste momento pandêmico, em que a Enfermagem passa de “desvalorizada” para “protagonista”, debater formação e condições de trabalho é, também, repensar o sistema de saúde e as formas para enfrentamento da pandemia. Conclusões: deve-se refletir Quem cuida de quem cuida? Quem cuidará de quem cuidava e adoeceu? O cuidado não pode ser unilateral, reconhecendo sempre que, sem Enfermagem, não tem Brasil.

Biografia do Autor

Luís Paulo Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas
Pós-Doutorado em Educação. Doutor em Saúde Pública. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). Amazonas, Brasil.
Antônia Gonçalves de Souza, Universidade Federal do Amazonas
Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). Amazonas, Brasil.
Publicado
2020-04-24
Como Citar
1.
Souza e Souza LP, Souza AG de. Enfermagem brasileira na linha de frente contra o novo Coronavírus: quem cuidará de quem cuida? / Brazilian nursing against the new Coronavirus: who will take care for those who care?. J. nurs. health. [Internet]. 24º de abril de 2020 [citado 29º de março de 2024];10(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/18444
Seção
Artigo de Atualização/ Update Article