Prevenção de quedas nos idosos: o que dizem as publicações oficiais brasileiras? / Falls prevention in elderly: what official brazilian publications say?

  • Renata Francielle Melo dos Reis Fonseca Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP
  • Silvia Matumoto Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERPUSP
Palavras-chave: Idoso, Acidentes por quedas, Publicação governamental, Política pública, Promoção da saúde

Resumo

Objetivo: identificar nas publicações oficiais brasileiras quais são as intervenções que contribuem para a prevenção de quedas entre idosos. Método: revisão integrativa com busca em bibliotecas virtuais dos órgãos oficiais públicos federativos e do estado de São Paulo, sem delimitação de tempo. Foram selecionadas 15 publicações oficiais brasileiras sobre idosos, das quais foram extraídas informações por meio de instrumento adaptado para revisão. Os dados foram sintetizados e apresentados por meio de tabela que contém as categorias e as intervenções verificadas na amostra. Resultados: foram constatadas categorias de intervenção como ações na acessibilidade urbana, nas atividades físicas, na participação social, nas atividades de lazer, na adaptação do ambiente domiciliar, na capacitação assistencial e na conscientização da população. Conclusões: verificou-se que as intervenções contribuem para a prevenção de quedas, observando-se predominância de menção aos fatores extrínsecos e que as propostas não se encontram estruturadas.

Biografia do Autor

Renata Francielle Melo dos Reis Fonseca, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP
Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Saúde Coletiva (UNASP) e Enfermagem em Geriatria e Gerontologia em Enfermagem (UNIFESP).
Silvia Matumoto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERPUSP
Doutora de Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Livre-docente pelo Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP.
Publicado
2020-10-26
Como Citar
1.
Fonseca RFM dos R, Matumoto S. Prevenção de quedas nos idosos: o que dizem as publicações oficiais brasileiras? / Falls prevention in elderly: what official brazilian publications say?. J. nurs. health. [Internet]. 26º de outubro de 2020 [citado 29º de março de 2024];10(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/18501
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review