Técnicas hipotensoras de acupuntura / Acupuncture hypotensive techniques

Palavras-chave: Hipertensão, Acupuntura, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever o efeito das técnicas hipotensoras da puntura de Pericárdio 6 - Neiguan e sangria de ápice de orelha. Método: quantitativo, observacional, descritivo, retrospectivo, com dados secundários. Foram atendidos 44 pacientes em sessões de acupuntura em um projeto de extensão, entre maio de 2017 a julho de 2018.  Seis pessoas tinham níveis de pressão arterial elevados, totalizando oito atendimentos que receberam técnicas hipotensoras. Informações como dados sociodemográficos, outros agravos, padrões da Medicina Tradicional Chinesa, valores da sistólica e diastólica foram extraídas com questionário pré-codificado, sendo realizada análise descritiva. Resultados: predominantemente sexo feminino, com idade entre 50 e 79 anos e média de 65,42 anos. Os atendimentos majoritariamente, 87,5%, ocorreram em junho e julho de 2017 e 2018. Obteve-se 100% de redução da sistólica e, 88% de redução da diastólica. Conclusão: as técnicas resultaram na redução da pressão arterial sistêmica.

Biografia do Autor

Claudia Maria Brazil Gervini, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Farmácia no Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS Universidade Federal de Pelotas
Stefanie Griebeler Oliveira, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Juliana Graciela Vestena Zillmer, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Teila Ceolin, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Natália Ferreira Maya, Fundação Hospitalar de Blumenau/Hospital Santo Antônio
Enfermeira. Centro Cirúrgico da Fundação Hospitalar de Blumenau/Hospital Santo Antônio, Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Michele Rodrigues Fonseca, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Programa de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Faculdade de Enfermagem da UFPEL. Bolsista Capes.
Publicado
2020-07-16
Como Citar
1.
Gervini CMB, Oliveira SG, Zillmer JGV, Ceolin T, Maya NF, Fonseca MR. Técnicas hipotensoras de acupuntura / Acupuncture hypotensive techniques. J. nurs. health. [Internet]. 16º de julho de 2020 [citado 25º de abril de 2024];10(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/18668
Seção
Artigos Originais/ Original Articles