Perfil sociodemográfico e clínico de indivíduos com Diabetes Mellitus em Teresina, Piauí / Sociodemographic and clinical profile of individuals with Diabetes Mellitus in Teresina, Piauí

Palavras-chave: Diabetes Mellitus, Perfil de saúde, Epidemiologia

Resumo

Objetivo: analisar o perfil sociodemográfico e clínico de indivíduos com Diabetes Mellitus em Teresina, Piauí. Método: estudo observacional e retrospectivo, realizado a partir de dados secundários do Sistema HiperDia, de 2003 a 2012, extraídos em maio de 2020. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: foram analisados 1.486 casos novos de Diabetes Mellitus, com maior frequência do tipo 2, em mulheres, entre 40 e 59 anos. Predominou indivíduos com o tipo 1 que não fumava, nem era sedentário e nem apresentava sobrepeso. Quanto ao tipo 2, a maioria era sedentária, não fumante e não estava com sobrepeso. Entre as complicações, a doença renal foi mais prevalente, no tipo 1, e o Acidente Vascular Cerebral, no tipo 2. Conclusão: o conhecimento da situação epidemiológica do Diabetes Mellitus aponta a necessidade do desenvolvimento de ações para prevenção de fatores de risco evitáveis e de complicações.

Biografia do Autor

Kamilla Rocha Arrais, Universidade Estadual do Piauí / Campus Doutora Josefina Demes
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Estadual do Piaui (UESPI), Campus Doutora Josefina Demes. Piauí (PI), Brasil.
Antonio Gabriel dos Santos Castro, Universidade Estadual do Piauí / Campus Doutora Josefina Demes
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Estadual do Piaui (UESPI), Campus Doutora Josefina Demes. Piauí (PI), Brasil.
Misael Magalhães Santos Alves, Universidade Estadual do Piauí / Campus Doutora Josefina Demes
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Estadual do Piaui (UESPI), Campus Doutora Josefina Demes. Piauí (PI), Brasil.
Ingrid Raquel Lima Vieira, Universidade Federal do Piauí / Departamento de Enfermagem
Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella. Piauí (PI), Brasil.
Bruno Raphael Bastos Coelho, Universidade Federal do Piauí
Médico. Especialista em Saúde da Família e da Comunidade. Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella. Piauí (PI), Brasil.
Ana Karine da Costa Monteiro, Universidade Federal do Piauí
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Piauí (UFPI). Piauí (PI), Brasil.
Augusto Cezar Antunes de Araujo Filho, Universidade Estadual do Piauí / Campus Doutora Josefina Demes
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Doutora Josefina Demes. Piauí (PI), Brasil.
Publicado
2020-11-05
Como Citar
1.
Arrais KR, Castro AG dos S, Alves MMS, Vieira IRL, Coelho BRB, Monteiro AK da C, Araujo Filho ACA de. Perfil sociodemográfico e clínico de indivíduos com Diabetes Mellitus em Teresina, Piauí / Sociodemographic and clinical profile of individuals with Diabetes Mellitus in Teresina, Piauí. J. nurs. health. [Internet]. 5º de novembro de 2020 [citado 28º de março de 2024];10(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19019
Seção
Artigos Originais/ Original Articles