Cultura de segurança do paciente em centro cirúrgico na perspectiva da equipe de enfermagem / Patient safety culture in surgical center from perspective of the nursing team

Palavras-chave: Cultura organizacional, Segurança do paciente, Centros cirúrgicos, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a cultura de segurança do paciente em Centro Cirúrgico na perspectiva da equipe de enfermagem. Método: estudo transversal desenvolvido em dois hospitais da região sul do país, com 77 profissionais de enfermagem do Centro Cirúrgico. Os dados foram coletados entre junho e julho de 2019, por meio da aplicação do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture. Na análise e interpretação de dados foi seguido as diretrizes da Agency for Healthcare Research and Quality. Resultados: comparando os hospitais, o hospital 2 teve maior frequência de positividade na dimensão “expectativas e ações de promoção da segurança do paciente do supervisor/gerente” (p<0,001). Já para a dimensão “trabalho em equipe entre as unidades do hospital”, o hospital 1 teve maior frequência (p=0,028). Conclusão: os resultados indicam que a cultura de segurança precisa ser fortalecida nos locais do estudo, com especial atenção àquelas dimensões com avaliação menos positiva.

Biografia do Autor

Thaís Ender Fagundes, Universidade do Vale do Itajaí
Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí. Residente do Progração de Residência Multiprofissional em Oncologia.
Adriano da Silva Acosta, Universidade do Vale do Itajaí
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina PEN/UFSC. Integrante do grupo de pesquisa GIATE / LAPETEC. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina PEN/UFSC em 2018. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) em 2011. Possui graduação em Enfermagem (Bacharelado) pela Universidade do Vale do Itajaí (2004).
Pollyana Bortholazzi Gouvea, Universidade do Vale do Itajaí
Doutorado em Enfermagem, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu a Residência em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007).
Rodrigo Massaroli, Universidade do Vale do Itajaí massaroli@univali.br ORCID: 0000-0002-7746-9021
Enfermeiro. Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFSC (2019). Mestre em Enfermagem/UFSC (2012). Especialização em Unidade de Terapia Intensiva/UNIVEL (2009). Pesquisador CNPQ no Grupo Pesquisa em Enfermagem, Linha Gerenciamento em Enfermagem e Tecnologias em Saúde/UNIVALI. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem EDEN/UFSC. Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí/SC (UNIVALI).
Rita de Cássia Teixeira Rangel, Universidade do Vale do Itajaí rctrangel@gmail.com ORCID: 0000-0001-9713-0220
Doutora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (1988). Sua especialização em Enfermagem Obstétrica Perinatal e Obstetrícia social pela Universidade do Vale do Itajaí (1993). Concluiu o Mestrado profissionalizante em Saúde e Gestão do Trabalho na Universidade do Vale do Itajaí (2005).
Patrícia Daiana Andrade, Universidade do Vale do Itajaí patriciajoaoandrade@gmail.com ORCID: 0000-0003-2140-412X
Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí.
Publicado
2021-07-13
Como Citar
1.
Fagundes TE, Acosta A da S, Gouvea PB, Massaroli R, Rangel R de CT, Andrade PD. Cultura de segurança do paciente em centro cirúrgico na perspectiva da equipe de enfermagem / Patient safety culture in surgical center from perspective of the nursing team. J. nurs. health. [Internet]. 13º de julho de 2021 [citado 23º de abril de 2024];11(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19510
Seção
Artigos Originais/ Original Articles