Sistema Único de Saúde na representação dos jovens / Social representations of young people about Unified Health System

Palavras-chave: Sistema único de saúde, Assistência integral à saúde, Acolhimento, Assistência ambulatorial, Adulto jovem

Resumo

Objetivo: analisar as representações de jovens sobre o Sistema Único de Saúde e a assistência em saúde para esse grupo populacional. Método: pesquisa qualitativa e descritiva desenvolvida com 86 jovens de 15 a 24 anos de cursos profissionalizantes de uma instituição de ensino de Santa Catarina. Utilizou-se questionário e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Os dados passaram por Análise Temática, com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: os achados revelam que os jovens possuem um conjunto de saberes sobre o tema, vinculado este à possibilidade de acesso à saúde, às fragilidades da gestão, ao atendimento e ao desconhecimento do sistema, com críticas à gestão em saúde e à qualidade do atendimento. Conclusão: há lacunas significativas na compreensão do tema pelos jovens, as quais são sustentadas predominantemente em uma concepção de críticas vinculadas à gestão e assistência em saúde.

Biografia do Autor

Débora Oliveira da Rosa
Graduação em enfermagem pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Thais Teodoro da Silva
Graduação em enfermagem pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
Luciane Bisognin Ceretta
Reitora da UNESC, coordenadora dos Programa de Residência Multiprofissional e Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Coletiva, professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNESC. Articuladora da Comissão de Integração Ensino e Serviço da Região Carbonífera de Santa Catarina.
Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora do Práxis - laboratório de pesquisa sobre trabalho, ética, saúde e enfermagem.
Jacks Soratto
Professor do curso em Enfermagem, Medicina, Programa de Residência Multiprofissional e Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Coletiva e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNESC. Membro do Práxis - laboratório de pesquisa sobre trabalho, ética, saúde e enfermagem e do  Grupo de Pesquisa em gestão do cuidado, integralidade e educação na saúde (GECIES).  
Publicado
2021-07-27
Como Citar
1.
Rosa DO da, Silva TT da, Ceretta LB, Trindade L de L, Soratto J. Sistema Único de Saúde na representação dos jovens / Social representations of young people about Unified Health System. J. nurs. health. [Internet]. 27º de julho de 2021 [citado 23º de abril de 2024];11(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19980
Seção
Artigos Originais/ Original Articles