Prevenção do câncer de mama: compreensão de mulheres sobre a assistência dos profissionais / Breast cancer prevention: women's understanding on the assistance of professionals

Palavras-chave: Prevenção de doenças, Neoplasias da mama, Pessoal de saúde, Estratégia saúde da família

Resumo

Objetivo: compreender a visão de mulheres sobre a assistência prestada pelos profissionais da saúde na prevenção do câncer de mama. Método: estudo qualitativo e descritivo, com 20 mulheres usuárias de uma Unidade Saúde da Família no sul do Rio Grande do Sul, a partir de entrevista semiestruturada e de notas de campo. Para tratamento de dados, utilizou-se análise temática. Resultados: os aspectos positivos revelados pelas mulheres compreenderam a multidisciplinaridade, o comportamento acolhedor e a assistência com cuidado e atenção. Nos negativos, a insegurança do atendimento prestado pela enfermeira, o desejo de garantia de atenção médica e o desrespeito profissional. Conclusões: as mulheres explicitam suas concepções referentes à saúde e como querem ser atendidas nos serviços de saúde com acolhimento e empatia, fazendo escolhas e trilhando caminhos.

Biografia do Autor

Aline da Costa Viegas, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Enfermeira. Doutora em Ciências.  Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). 
Rosani Manfrin Muniz, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Daniela Habekost Cardoso, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Ciências. Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Bianca Pozza dos Santos, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Ciências. Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Michele Cristiene Nachtigall Barboza, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Ciências. Universidade Federal de Pelotas(UFPEL).
Débora Eduarda Duarte Amaral, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Ciências. Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Janaina Baptista Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Enfermeira. Mestre Saúde Coletiva. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 
Publicado
2021-08-30
Como Citar
1.
Viegas A da C, Muniz RM, Cardoso DH, dos Santos BP, Barboza MCN, Amaral DED, Machado JB. Prevenção do câncer de mama: compreensão de mulheres sobre a assistência dos profissionais / Breast cancer prevention: women’s understanding on the assistance of professionals. J. nurs. health. [Internet]. 30º de agosto de 2021 [citado 26º de abril de 2024];11(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19994
Seção
Artigos Originais/ Original Articles