Complicações locais e sistêmicas em pacientes pós-angioplastia coronariana transluminal percutânea primária / Local and systemic complications in patients after primary percutaneous transluminal coronary angioplasty

Palavras-chave: Infarto do miocárdio, Angioplastia, Complicações pós-operatórias

Resumo

Objetivo: descrever as principais complicações pós-angioplastia primária em um hospital universitário. Método: pesquisa descritiva, com análise documental de registros de 78 pacientes submetidos à angioplastia primária. A coleta de dados ocorreu de setembro a novembro de 2020, em prontuários impressos, através de instrumento previamente elaborado. A análise foi por estatística descritiva. Resultados: predomínio de idosos, com média de 60,7 anos, do sexo masculino (76%), hipertensos (67,9%) e tabagistas (35,9%). As principais complicações encontradas foram hematoma (17,9%), nefropatia induzida por contraste (12,8%) e retenção urinária (5,1%). Os eventos cardíacos adversos maiores mais prevalentes foram reestenose coronariana (7,7%), óbito cardíaco (3,8%), infarto agudo do miocárdio (1,3%) e cirurgia de revascularização do miocárdio de urgência (1,3%). Conclusões: a identificação das complicações pós-angioplastia primária pode ofertar subsídios para qualificar o cuidado através da criação de protocolos de prevenção e intervenção precoce aos eventos adversos aos pacientes submetidos ao procedimento. Devido a migração para o sistema OJS3, a íntegra desse artigo pode ser acessado pelo seguinte endereço eletrônico: Complicações locais e sistêmicas em pacientes pós-angioplastia coronariana transluminal percutânea primária | Journal of Nursing and Health (ufpel.edu.br)

Biografia do Autor

Karoline Jardim Cardoso, Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas
Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência - Faculdade Batista de Minas GeraisEspecialista em Enfermagem em Terapia Intensiva - Faculdade Batista de Minas GeraisEspecialista em Saúde do Adulto e Idoso - Enfermagem Clínica / Modalidade de Residência Multiprofissional - Universidade Luterana do Brasil Enfermeira - Universidade Luterana do Brasil Enfermeira Intensivista - Centro de Terapia Intensiva do Hospital Humaniza / Porto Alegre (RS)
Debora Monteiro da Silva, Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas
Mestre em Saúde Coletiva - Universidade do Vale do Rio dos SinosEspecialista em Administração dos Serviços de Enfermagem - Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da SaúdeEspecialista em Docência na Saúde - Universidade Federal do Rio Grande do SulEnfermeira - Universidade Luterana do Brasil Docente do Curso de Graduação em Enfermagem - Universidade Luterana do Brasil / Canoas (RS)Docente e Tutora de Núcleo (Enfermagem) da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso - Universidade Luterana do Brasil / Canoas (RS)
Publicado
2022-12-23
Como Citar
1.
Jardim Cardoso K, Monteiro da Silva D. Complicações locais e sistêmicas em pacientes pós-angioplastia coronariana transluminal percutânea primária / Local and systemic complications in patients after primary percutaneous transluminal coronary angioplasty. J. nurs. health. [Internet]. 23º de dezembro de 2022 [citado 19º de abril de 2024];12(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/20603
Seção
Artigos Originais/ Original Articles