Envelhecimento populacional: um desafio para enfermagem

  • Andréia Simone Ferreira BRETANHA UFPEL
  • Elaine THUMÉ UFPEL
  • Simone Coelho AMESTOY UFPEL
Palavras-chave: envelhecimento populacional, longevidade, políticas públicas

Resumo

Objetivo: Trata-se de um artigo com objetivo de abordar assuntos acerca dos desafios enfrentados pelo enfermeiro diante do processo de envelhecimento populacional. Métodos: A construção teórica partiu da revisão de periódicos nacionais, internacionais e volumes com temática relacionada ao envelhecimento. Resultados: A longevidade é um dos grandes desafios na busca do cuidado integral que assegure a qualidade de atenção ao idoso. O reconhecimento dos fatores demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, associados a este fenômeno são essenciais para o planejamento das ações em saúde, bem como a importância da capacitação de recursos humanos. Considerações finais: A inclusão do tema envelhecimento na educação permanente e sua implicação social para os serviços de saúde teriam o potencial de qualificar a oferta dos cuidados de enfermagem em saúde.

Biografia do Autor

Andréia Simone Ferreira BRETANHA, UFPEL
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Elaine THUMÉ, UFPEL
Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem,  do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Simone Coelho AMESTOY, UFPEL
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2013-08-14
Como Citar
1.
BRETANHA ASF, THUMÉ E, AMESTOY SC. Envelhecimento populacional: um desafio para enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 14º de agosto de 2013 [citado 28º de março de 2024];3(2):213-20. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3399
Seção
Artigo de Atualização/ Update Article