Perfil nutricional de idosos hipertensos cadastrados no Sistema HiperDia de uma Unidade Básica de Saúde do Sul do Brasil.

  • Rosane Scussel GARCIA UFPEL
  • Sônia Helena PETERS UFPEL
  • Rosani Manfrin MUNIZ UFPEL
Palavras-chave: estado nutricional, idosos, hipertensão

Resumo

O estudo teve como objetivo descrever o perfil nutricional de idosos hipertensos cadastrados no Sistema HiperDia da Unidade Básica Saúde Vila Municipal, na cidade de Pelotas - RS. Foi realizado um estudo transversal descritivo, com dados secundários, de idosos hipertensos, de ambos os sexos, cadastrados no Sistema HiperDia. Os dados foram coletados de 120 fichas de cadastro, no período outubro e novembro de 2008. O estado nutricional dos idosos foi realizado através do cálculo de IMC e classificação recomendada pelo Ministério da Saúde para idosos, utilizando-se os pontos de corte proposto por Lipschtz. De acordo com os resultados, verificou-se através do IMC que 57,4% dos idosos hipertensos apresentavam sobrepeso, 35,2% peso adequado e 7,4% baixo peso.  Observou-se alta prevalência de sobrepeso entre os idosos hipertensos. Ressaltando a necessidade de educação e monitoramento nutricional, mudança no estilo de vida, visando prevenção e promoção de saúde.  

Biografia do Autor

Rosane Scussel GARCIA, UFPEL
Nutricionista - UFPel. Especialista em Saúde da Família
Sônia Helena PETERS, UFPEL
Nutricionista. Especialista em Saúde da Família.
Rosani Manfrin MUNIZ, UFPEL
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da UFPEL.
Publicado
2012-04-15
Como Citar
1.
GARCIA RS, PETERS SH, MUNIZ RM. Perfil nutricional de idosos hipertensos cadastrados no Sistema HiperDia de uma Unidade Básica de Saúde do Sul do Brasil. J. nurs. health. [Internet]. 15º de abril de 2012 [citado 20º de abril de 2024];1(2):205-13. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3430
Seção
Artigos Originais/ Original Articles