Modelo de atenção à saúde das mulheres em situação de violência: revisão integrativa

  • Letícia Becker VIEIRA
  • Stela Maris de Mello PADOIN UFSM
  • Maria Celeste LANDERDAHL UFSM
  • Cristiane Cardoso de PAULA UFSM
Palavras-chave: Enfermagem, Saúde da Mulher, Violência contra a Mulher, Atenção à Saúde.

Resumo

A violência é um fenômeno complexo que tem, em suas raízes, a interação de fatores biológicos, econômicos, sociais, culturais, históricos, éticos e políticos. Objetivou-se descrever o modelo de atenção à saúde das mulheres em situação de violência, a partir da produção do conhecimento de enfermagem no Brasil. Método: trata-se de estudo de revisão integrativa. Foi desenvolvida a análise de conteúdo dos artigos selecionados na base de dados LILACS, com as palavras “violência” and “mulher” or “mulheres”, no período de 1994 a 2008. Foi desenvolvido mapeamento estatístico e análise de conteúdo. Resultados e discussões: apontou-se um modelo que opera na racionalidade e no reducionismo biológico, somados aos limites dos serviços de saúde organizacionais e estruturais, bem como às implicações da falta de preparo profissional que repercutem em uma assistência fragmentada e pouco resolutiva. Conclusão: destaca-se a necessidade de os serviços e profissionais assumirem a responsabilidade social no enfrentamento da violência, desenvolvendo redes de apoio intersetoriais e interinstitucionais.

Biografia do Autor

Letícia Becker VIEIRA
Enfermeira, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação de Enfermagem - PPGEnf da Universidade Federal de Santa Maria. Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas do Dep. Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – RS
Stela Maris de Mello PADOIN, UFSM
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente no Departamento de Enfermagem. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/ RS. Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das pessoas, famílias e sociedade – UFSM - RS.
Maria Celeste LANDERDAHL, UFSM
Enfermeira, Mestre em Enfermagem e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda DINTER – Novas Fronteiras – UFSM/ UNIFESP/ UFRJ.  Líder do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas do Dep. Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – RS.
Cristiane Cardoso de PAULA, UFSM
Enfermeira. Especialista em Enfermagem Pediátrica. Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Líder do grupo de pesquisa Cuidado a saúde das pessoas, famílias e sociedade – UFSM - RS.
Publicado
2012-09-24
Como Citar
1.
VIEIRA LB, de Mello PADOIN SM, LANDERDAHL MC, de PAULA CC. Modelo de atenção à saúde das mulheres em situação de violência: revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 24º de setembro de 2012 [citado 26º de abril de 2024];1(2):359-72. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3432
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review