A exposição corporal do cliente sob a ótica da equipe de enfermagem

  • Sandra Alves MACIEL UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
  • Cleide Terezinha Oliveira UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
  • Silvia Sidnéia SILVA UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Palavras-chave: Descritores, exposição corporal, invasão de privacidade, ética.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualiquantitativa, com delineamento de pesquisa de campo, que teve o objetivo de descrever os procedimentos e justificativas da equipe de enfermagem ao expor o corpo do cliente durante o atendimento, segundo o olhar de profissionais de enfermagem de uma unidade distrital de saúde no município de Ribeirão Preto - SP. A amostra constituiu-se de 84,8% auxiliares de enfermagem, 6,1% técnicos de enfermagem e 9,1% enfermeiros; 78,8% encontravam-se na faixa etária entre 30 e 50 anos de idade. Os instrumentos utilizados para proteção, referidos com maior frequência, foram o biombo (26,5%), lençol (22,1%) e fechar a portar (13,3%). As justificativas para não utilizarem os recursos de proteção ao corpo incluíram a falta de recursos materiais, situações de emergência e urgência que demandaram agilidade e a estrutura física inadequada da unidade de saúde. O trabalho permitiu olhar para a exposição corporal do cliente e também para elementos fundamentais que permeiam a assistência de enfermagem como a ética, valores, atitudes, interesses e necessidades; aspectos resultantes dos diferentes modos de compreender o outro, associado ao respeito pelo cliente e a forma de se relacionar com ele.

Biografia do Autor

Sandra Alves MACIEL, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde do município de Serrana – SP.
Cleide Terezinha Oliveira, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Enfermeira. Professora do curso de graduação e pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Ribeirão Preto- UNAERP- SP.
Silvia Sidnéia SILVA, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
possui Bacharelado (com Habilitação em Saúde Pública), Licenciatura Plena em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2003) e Doutorado pelo Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2007). É Coordenadora e Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade de Ribeirão Preto. É Coordenadora e Docente do curso de pós-graduação em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva da Universidade de Ribeirão Preto. Tem experiência assistencial e educacional na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência e pesquisa em enfermagem cardiológica, com enfoque clínico emergencial.
Publicado
2011-12-09
Como Citar
1.
MACIEL SA, Oliveira CT, SILVA SS. A exposição corporal do cliente sob a ótica da equipe de enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 9º de dezembro de 2011 [citado 28º de março de 2024];1(2):237-4. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3436
Seção
Artigos Originais/ Original Articles