A percepção dos fumicultores em relação ao trabalho infantil

  • Daiana cristina KOHN Unisc
  • Luciane Maria ALVES unisc
Palavras-chave: trabalho infantil, população rural, tabaco.

Resumo

Este estudo objetivou conhecer a visão dos fumicultores acerca do trabalho infantil, através de uma investigação qualitativa com análise de conteúdo. Após aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética da UNISC, foram entrevistados quinze sujeitos que residem em um município do interior do Estado RS, localizado na mesoregião central oriental Riograndense. Para seleção dos entrevistados utilizou-se os seguintes critérios de inclusão: pertencer à ESF (Estratégia de Saúde da Família); ser fumicultor; ser proprietário das terras onde desenvolvem a atividade laboral; e possuir filhos menores de dezoito anos de idade. A coleta dos dados foi realizada através de visita domiciliar, acompanhada pelo agente comunitário de saúde e utilizando-se um roteiro de entrevista. Os resultados foram apresentados em três categorias de análise: Identificação dos entrevistados, o entendimento dos fumicultores sobre trabalho infantil e a produção do fumo e o envolvimento familiar. O estudo apontou que a fumicultura é desenvolvida por pessoas jovens. Os produtores entendem que ocorre trabalho infantil quando este for de caráter exploratório, e que a relação da fumicultura com o trabalho infantil pode estar mais ligada a fatores de ordem cultural e social do que financeira.Descritores: trabalho infantil; população rural; tabaco.

Biografia do Autor

Daiana cristina KOHN, Unisc
A percepção dos fumicultores em relação ao trabalho infantilThe perception of tobacco growers trough child laborLa percepción de los tabaqueros en relación al trabajo infantil O presente artigo conforme título citado acima possui como autor Daiana Cristina Kohn, bacharel em enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul, possui como endereço residencial a rua Ricardo Hoffmann Filho, número 175, apartamento 202, bairro Bom Fim, cidade de Santa Cruz do Sul, estado do Rio Grande do Sul, sendo seu email para contato dayakohn@yahoo.com.br e telefone (51)96448140. O presente artigo foi realizado sob forma de trabalho de monografia, apresentado em julho de 2011 na Universidade de Santa Cruz do Sul.
Luciane Maria ALVES, unisc
Departamento de Enfermagem, área saúde coletiva.A percepção dos fumicultores em relação ao trabalho infantilThe perception of tobacco growers trough child laborLa percepción de los tabaqueros en relación al trabajo infantil O presente artigo conforme título citado acima possui como autor  Luciane Maria Schmidt Alves, professora orientadorado do departamento de enfermagem e odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, mestre em saúde coletiva, seu contato via e-mail lucianealves@unisc.br.
Publicado
2011-12-09
Como Citar
1.
KOHN D cristina, ALVES LM. A percepção dos fumicultores em relação ao trabalho infantil. J. nurs. health. [Internet]. 9º de dezembro de 2011 [citado 28º de março de 2024];1(2):255-64. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3439
Seção
Artigos Originais/ Original Articles