Atividades lúdicas e educativas com o projeto “educando com a família brincarte”: relato de experiência

  • Suzana ANTONIO Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorena Jácome ATAÍDE Vitória Apart Hospital.
  • Adriana Nunes Moraes PARTELLI niversidade Federal do Espírito Santo.
Palavras-chave: Saúde da Criança, Hospitalização, Humanização.

Resumo

Neste estudo, descrevemos a experiência vivida por acadêmicas do curso de Enfermagem junto ao Projeto Educando com a família BrincArte, realizado na pediatria de um hospital do norte do estado do Espírito Santo, por meio de atividades educativas em saúde e atividades lúdicas. Foi realizado estudo de abordagem qualitativa e descritiva, do tipo relato de experiência. Para a elaboração deste relato de experiência, analisaram-se as atividades do projeto no período de março de 2008 a novembro de 2009. Participaram da execução do mesmo, docentes e discentes do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Durante a execução das atividades observamos o interesse e participação positiva das crianças hospitalizadas junto aos seus familiares e profissionais de saúde. Percebe-se que o lúdico aliado ao educativo é um canal eficiente de comunicação, não só para acessar de forma mais completa o universo infantil, mas também para que a intervenção seja realmente assimilada e elaborada pela criança.   Descritores: Saúde da criança. Hospitalização. Humanização.  

Biografia do Autor

Suzana ANTONIO, Universidade Federal do Espírito Santo
Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo/Universidade Federal do Espírito Santo. Residente Multiprofissional em Saúde Cardiovascular
Lorena Jácome ATAÍDE, Vitória Apart Hospital.
Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo/Universidade Federal do Espírito Santo. Residente Multiprofissional em Saúde Cardiovascular.Especialista em Enfermagem do Trabalho.
Adriana Nunes Moraes PARTELLI, niversidade Federal do Espírito Santo.
Enfermeira Professora do Departamento de Ciências da Saúde, Centro Universitário Norte do Espírito Santo/Universidade Federal do Espírito Santo.
Publicado
2012-12-19
Como Citar
1.
ANTONIO S, ATAÍDE LJ, PARTELLI ANM. Atividades lúdicas e educativas com o projeto “educando com a família brincarte”: relato de experiência. J. nurs. health. [Internet]. 19º de dezembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];2(1):104-10. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3448
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report