Sífilis: abordagem dos profissionais de saúde da família durante o pré-natal

  • Rudinei Robson BITTENCOURT Hospital Dom João Becker
  • Cecília Drebes PEDRON ULBRA Gravataí
Palavras-chave: Sífilis, Cuidado Pré-Natal, Promoção da Saúde

Resumo

A sífilis é uma doença secular e um problema de saúde pública, o qual possui um tratamento econômico e disponível no Sistema Único de Saúde. Se ocorrido na gestação, pode levar a criança a malformações ou a óbito. Desta forma, objetivou-se conhecer a abordagem dos profissionais de saúde frente ao diagnóstico de sífilis durante o pré-natal. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório. A coleta de dados se deu através de entrevista semi-estruturada com dezessete profissionais de saúde que atuam em quatro unidades de saúde da família, de um município da grande Porto Alegre-RS. Neste município, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza todos os recursos necessários para detecção, prevenção e tratamento da sífilis durante a gestação. São fornecidos manuais do Ministério da Saúde para a realização do pré-natal, disponibilizado exames para detecção e medicação para o tratamento. Entretanto, nota-se que os profissionais necessitam de capacitação quanto ao fluxograma de atendimento prestado aos usuários nos serviços especializados do município e na padronização da realização das consultas de pré-natal. Sabendo-se da existência da equipe multiprofissional, observou-se a necessidade de criação de um protocolo de atendimento nas unidades de saúde da família de forma a agilizar o processo de atendimento tornando-o padronizado e preciso.

Biografia do Autor

Rudinei Robson BITTENCOURT, Hospital Dom João Becker
Enfermeiro assistencial do setor de emergência SUS, especialista em Centro Cirúrgico e Central de Materiais e pós graduando em Urgência e Emergência.
Cecília Drebes PEDRON, ULBRA Gravataí
Professora orientadora da ULBRA Gravataí, Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela UFRGS
Publicado
2012-09-24
Como Citar
1.
BITTENCOURT RR, PEDRON CD. Sífilis: abordagem dos profissionais de saúde da família durante o pré-natal. J. nurs. health. [Internet]. 24º de setembro de 2012 [citado 26º de abril de 2024];2(1):9-17. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3450
Seção
Artigos Originais/ Original Articles