Modelos de liderança adotados por enfermeiros de um hospital do Rio Grande do Sul

  • Ulisses FERNANDES Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
  • Narciso Vieira SOARES Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
Palavras-chave: Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar os modelos de liderança adotados por enfermeiros que atuam em um hospital de médio porte na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Método: Trata-se de um estudo qualitativo com caráter descritivo, a coleta dos dados realizou-se no período de março a maio de 2010, através de questionário, sendo entrevistados 12 enfermeiros que atuam em unidades de internação. A análise dos conteúdos foi através de análise temática. O presente estudo teve sua aprovação no Comitê de Ética na Pesquisa – URI, campus Santo Ângelo, sob o número 125-4/PPH/09. Resultados: Constatou-se que os estilos de liderança mais usados foram o democrático, a liderança situacional e a transformacional. Conclusão: O estudo aponta que os enfermeiros utilizam de vários estilos para manter a liderança e a boa convivência na equipe de trabalho e que este profissional deve ter bons conhecimentos nesta área, pois está a usá-la constantemente. Descritores: enfermagem; modelos; liderança.

Biografia do Autor

Ulisses FERNANDES, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus Santo Ângelo.
Narciso Vieira SOARES, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
Professor Doutor do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus Santo Ângelo.
Publicado
2013-01-23
Como Citar
1.
FERNANDES U, SOARES NV. Modelos de liderança adotados por enfermeiros de um hospital do Rio Grande do Sul. J. nurs. health. [Internet]. 23º de janeiro de 2013 [citado 23º de abril de 2024];2(1):38-3. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3452
Seção
Artigos Originais/ Original Articles