Conselhos de saúde e regionalização em saúde

  • André Luis Alves de QUEVEDO Residência Integrada em Saúde (RIS), da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul
  • Rita Maria HECK Departamento de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas
  • Vanda Maria da Rosa JARDIM Departamento de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Conselhos de Saúde, Regionalização, Políticas de Controle Social, Participação Comunitária, Políticas Públicas de Saúde

Resumo

O artigo objetiva apresentar questionamentos sobre os conselhos de saúde e a Regionalização em saúde, através da experiência de um Conselho Regional de Saúde do Sul do Brasil. Na metodologia empregou-se a análise documental de atas ordinárias do Conselho estudado, referente aos anos 2004, 2005, 2009 e 2010. Utilizou-se ainda entrevistas qualitativas semi-estruturadas com cinco sujeitos. A coleta de dados ocorreu entre os meses de junho e julho de 2010. O método empregado para a análise dos dados foi a análise temática. Os resultados apontam a experiência do Conselho Regional estudado como produtiva, no sentido de ampliação do Controle Social e da Participação Popular, no âmbito regional. Percebeu-se que a influência política da gestão foi fundamental para a estruturação/desestruturação do Conselho Regional de Saúde, estudado. Aponta-se para fins conclusivos, a necessidade de ampliação desses fóruns democráticos, a fim de contribuir com a construção de políticas públicas de saúde mais solidárias e responsáveis com as necessidades da população. 

Biografia do Autor

André Luis Alves de QUEVEDO, Residência Integrada em Saúde (RIS), da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Residente em Atenção Básica em Saúde Coletiva - Enfermagem - do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS), da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
Rita Maria HECK, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1987), especialização em Saúde Pública pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1989), especialização em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, Revisor de periódico da Revista Eletrônica de Enfermagem, Revisor de periódico da REME. Revista Mineira de Enfermagem, Revisor de periódico da Revista de Saúde Pública (USP. Impresso), Revisor de periódico da Revista de enfermagem UFPE on line e Revisor de periódico da Ciência, Cuidado & Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: saúde no contexto rural, Suicídio, etnografia de colonos, Processo saúde e doença. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Vanda Maria da Rosa JARDIM, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado (1997) e doutorado (2007) em Enfermagem - área de concentração Filosofia, saúde e sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes áreas: enfermagem, educação, politicas de saúde e avaliação.
Publicado
2012-11-18
Como Citar
1.
QUEVEDO ALA de, HECK RM, JARDIM VM da R. Conselhos de saúde e regionalização em saúde. J. nurs. health. [Internet]. 18º de novembro de 2012 [citado 26º de abril de 2024];2(1):28-7. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3453
Seção
Artigos Originais/ Original Articles