Projeto de extensão “Vivências para acadêmicos de enfermagem no Sistema Único de Saúde” na perspectiva do acadêmico

  • Denise Gamio DIAS Universidade Federal de Pelotas
  • Pablo Viana STOLZ UFPel
Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição, Estudante de Enfermagem, Currículo.

Resumo

O cenário mundial aponta para novas necessidades da sociedade, fazendo com que as universidades busquem alternativas para enfrentamento dessas demandas, proporcionando uma formação profissional capaz de atendê-las. Neste sentido, este trabalho busca avaliar o projeto de extensão “Vivências para acadêmicos de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS)” da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas realizado no Pronto Socorro no período de janeiro e fevereiro de 2012, sob a perspectiva do acadêmico de enfermagem. Os resultados desvelam a importância do currículo novo, como um mecanismo em que o conhecimento é socialmente compartilhado, por meio de construção de projetos pedagógicos flexíveis, que possam considerar os novos modelos da sociedade, assinalando as diferenças entre o ensino tradicional e o novo.

Biografia do Autor

Denise Gamio DIAS, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Pós Doutoranda em Parasitologia. Doutora em Educação. Mestre em Parasitologia. Enfermeira da Faculdade de Enfermagem da UFPel, Profa Pós Graduação Anhanguera /Pelotas, Profa Pesquisadora CLEC/UAB, denisegamiodias@hotmail.com, Av. Espírito Santo 2951, Pelotas/RS, Brasil.
Pablo Viana STOLZ, UFPel
Enfermeiro. Mestre em Educação Ambiental. Especialista em Saúde Pública. Enfermeiro da Faculdade de Enfermagem da UFPel, stolz@ibest.com.br. Rua Álvaro Chaves nº 371/301, Pelotas/RS, Brasil.
Publicado
2013-06-05
Como Citar
1.
DIAS DG, STOLZ PV. Projeto de extensão “Vivências para acadêmicos de enfermagem no Sistema Único de Saúde” na perspectiva do acadêmico. J. nurs. health. [Internet]. 5º de junho de 2013 [citado 19º de abril de 2024];2(2):440-5. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3463
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report