Acupuntura nas síndromes fibromiálgicas: diálogos possíveis com a Neurometria Ryodoraku

  • Mateus Casanova dos SANTOS Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Enfermagem, Acupuntura, Fibromialgia.

Resumo

Objetivo: descrever a utilização da neurometria do sistema nervoso autônomo e da acupuntura no cuidado a uma paciente com síndrome fibromiálgica. Métodos: a pesquisa é um estudo de caso qualitativo, descritivo e participante.  A amostra foi uma paciente e o período de observação do estudo aconteceu entre os meses de dezembro de 2008 e maio de 2011, utilizando-se a pesquisa documental e o diário de campo como instrumento de coleta dos dados. Nesse período, analisaram-se os atendimentos realizados a paciente e os registros no prontuário da usuária do serviço. Resultados: observou-se que a Acupuntura e a Terapia de Regulação Geral, sob a luz do método Ryodoraku, torna-se uma possibilidade emergente como tratamento para os quadros fibromiálgicos. Considerações finais: a neurometria do sistema nervoso autônomo é um artefato propedêutico que pode contribuir para o atendimento da Enfermagem e da Acupuntura, inclusive incrementando a prática clínica do enfermeiro acupuntor. 

Biografia do Autor

Mateus Casanova dos SANTOS, Universidade Federal de Pelotas
Professor do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Pelotas (DM/IB/UFPel). Ms. Enfermeiro acupunturista com orientação antroposófica.
Publicado
2013-06-05
Como Citar
1.
SANTOS MC dos. Acupuntura nas síndromes fibromiálgicas: diálogos possíveis com a Neurometria Ryodoraku. J. nurs. health. [Internet]. 5º de junho de 2013 [citado 29º de março de 2024];2(2):388-97. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3464
Seção
Artigos Originais/ Original Articles