Viver com câncer: a percepção de pacientes oncológicos

  • Daniela Habekost CARDOSO Universidade Federal de Pelotas
  • Rosani Manfrin MUNIZ Universidade Federal de Pelotas
  • Silvia Regina Lopes GUIMARÃES Universidade Federal de Pelotas
  • Aline da Costa VIEGAS Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Knob PINTO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Mariana Fonseca LAROQUE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense
Palavras-chave: Neoplasias, Sobrevivência, Enfermagem oncológica, Doença crônica, Acontecimentos que mudam a vida.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de viver com o câncer para pacientes oncológicos. Método: trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Foi desenvolvido em um centro de radioterapia de um Hospital de Ensino no sul do Brasil, no período de outubro e novembro de 2007. Os participantes foram sete pacientes oncológicos que compareceram ao serviço para revisão de até seis meses após o término do tratamento. Resultados: o diagnóstico traz mudanças e limitações à vida dos sujeitos, assim como sentimentos de medo, tristeza e ansiedade. Para superar a adversidades estes contam com o apoio da família, amigos, trabalho e religião. Considerações Finais: entende-se que essa vivência é permeada por características individuais e subjetivas, ocorrendo transformações na vida dessas pessoas exigindo que estes encontrem meios para adaptarem-se a essa nova condição. 

Biografia do Autor

Daniela Habekost CARDOSO, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Enfermeira Assistencial do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI). Mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN)
Rosani Manfrin MUNIZ, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).
Silvia Regina Lopes GUIMARÃES, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Enfermagem. Docente Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN)
Aline da Costa VIEGAS, Universidade Federal de Pelotas
Bacharel em Enfermagem. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CAPES.
Bruna Knob PINTO, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Enfermeira. Mestre em Ciências com ênfase em Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde pelo PPG da Faculdade de Enfermagem - Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces - NUCCRIN. Residente em Saúde da Família UNIJUÍ/FUMSSAR.
Mariana Fonseca LAROQUE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense
Enfermeira especialista em Atenção Psicossocial no Âmbito do SUS. Docente de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense. Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem do IFSul.
Publicado
2013-10-04
Como Citar
1.
CARDOSO DH, MUNIZ RM, GUIMARÃES SRL, VIEGAS A da C, PINTO BK, LAROQUE MF. Viver com câncer: a percepção de pacientes oncológicos. J. nurs. health. [Internet]. 4º de outubro de 2013 [citado 26º de abril de 2024];2(2):461-74. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3470
Seção
Artigos Originais/ Original Articles