Relato de experiência - a arte como instrumento de reinserção social

  • Fernanda Passos LIMA UCS
  • Márcio Luzardo OLIVEIRA UCP
  • Janaína Quinzen WILRICH Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Arte, reinserção e saúde mental.

Resumo

 No presente artigo se pretende socializar com outros trabalhadores em saúde mental, descrevendo a vivência cotidiana do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sítio Renascer de Jaguarão, abordando o processo de aproximação do serviço e dos usuários com a comunidade através das ações das Oficinas Artística Coletivas. A questão abordada através do relato de experiência é a compreensão dessa prática, vista a partir da ótica do uso das artes na interação equipe-usuário e do processo de aproximação vivida do usuário-sociedade. Os tópicos destacados serão os seguintes: as estratégias de interação entre usuários/familiares e equipe de profissionais, a arte e a criatividade na atuação do profissional em saúde mental.  

Biografia do Autor

Fernanda Passos LIMA, UCS
Psicóloga.
Márcio Luzardo OLIVEIRA, UCP
Assistente Social.
Janaína Quinzen WILRICH, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Professora da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Doutoranda em Enfermagem/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-UFPel.
Publicado
2013-05-15
Como Citar
1.
LIMA FP, OLIVEIRA ML, WILRICH JQ. Relato de experiência - a arte como instrumento de reinserção social. J. nurs. health. [Internet]. 15º de maio de 2013 [citado 19º de abril de 2024];20:265-7. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3487
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report